fbpx
evitar passivos ambientais

Como evitar passivos ambientais na sua empresa?

Meio Ambiente

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, gostaríamos de lembrar a importância em evitar passivos ambientais nos empreendimentos. A preservação e conscientização sobre a responsabilidade que possuímos são decisivas na busca do desenvolvimento sustentável.

O Meio Ambiente não se restringe apenas ao conceito de riquezas e recursos naturais, mas ao ecossistema como um todo.

Assim, toda interação precisa de atenção e por isso vamos conversar sobre como evitar passivos ambientais.

E o que são os passivos ambientais?

Empresas e indústrias, de forma geral, são muito importantes para a sociedade, tanto pelo desenvolvimento que promovem como pelo impacto que são capazes de gerar em nosso ecossistema.

Os impactos ambientais gerados por uma empresa, além de causar danos irreversíveis ao meio ambiente, podem gerar efeitos extremamente prejudiciais à própria organização.

Por exemplo:

  • Interrupção das atividades;
  • Multas e autos de infração;
  • Processos judiciais;
  • Danos à imagem do empreendimento;
  • Perda de competitividade;
  • Perda ou impeditivo para certificações (Ex: ISO 14.001).

Como evitar passivos ambientais?

As empresas devem implementar uma gestão que garanta crescimento econômico, sem fugir de suas responsabilidades com o Meio Ambiente frente à sociedade.

E para adotar e praticar de forma eficaz o SGA – Sistema de Gestão Ambiental – dentro de uma empresa, algumas medidas são essenciais:

Sistema de Padronização:

Quando falamos de Sistema de Gestão ISO, temos logo que pensar em padronização de processos e serviços. Em questões ambientais, pré-estabelecer procedimentos garante uma maior segurança, pois a prevenção e identificação de riscos ambientais se tornam mais simples.

Conscientização dos Colaboradores:

São os funcionários da empresa que dão vida à sua atividade fim. Por essa razão, conscientizá-los sobre gestão de sustentabilidade e capacitá-los é uma medida de suma importância.

Atendimento aos requisitos legais:

Além da obrigação de atender as exigências previstas em normas legais, os requisitos legais ambientais tem o objetivo de determinar medidas que garantam um Meio Ambiente mais saudável e sustentável.

Controle dos aspectos e impactos ambientais:

É preciso identificar a relação de cada impacto ambiental gerado com a produção e o uso de recursos naturais realizados pela empresa.

Quando se conhece a exata causa do impacto ambiental, a busca por medidas para evitar passivos ambientais fica mais fácil:

  1. O uso racional de recursos naturais;
  2. Reciclagem;
  3. Tratamento de água.

Assim, é essencial a gestão de AIPR em sua empresa.

Qualificação dos fornecedores:

Uma empresa não pode limitar sua preocupação ambiental apenas a ela própria, pois a partir do momento em que cria relações com terceiros (fornecedores de produtos e serviços), ela também se deve preocupar com suas interações.

Em alguns casos há, inclusive, a corresponsabilidade para que o contratante garanta que seu fornecedor cumpra suas obrigações legais ambientais.

*Por André Viana e Felipe Lafetá

Ficou interessado nas soluções da Ius Natura para evitar os seu passivos ambientais? Solicite sua proposta!

Ius Natura © 2019. Todos os direitos reservados.