fbpx

Saiba por que você deve contratar um software de gestão de requisitos

Sem categoria

A gestão de requisitos legais é uma grande aliada na identificação da legislação brasileira aplicável às atividades exercidas por uma organização.

Através do sistema de gestão, empresas de variados portes conseguem adequar suas atividades às leis brasileiras que são publicadas diariamente na esfera municipal, estadual e federal. Dessa forma, minimizam e evitam riscos de infrações e instituem o Compliance aos negócios.

O grande volume e a intensa publicação e alteração de normas do ordenamento jurídico, requer um acompanhamento severo para que se cumpra uma boa adequação das atividades empresariais.

Quais normas devem ser gerenciadas no software de gestão de requisitos?

  • Meio Ambiente – Normas ambientais
  • SSO – Normas de saúde e segurança ocupacional
  • Energia e similares – Normas de energia
  • Qualidade e alimentos – Normas de controle qualidade
  • Normas de responsabilidade social      
  • Anticorrupção e antissuborno 

Cada empresa, a depender de seu ramo, possui suas necessidades para se adequar a conformidade legal.

Empresas que precisam gerenciar apenas um escopo, a contratação do software é extremamente vantajosa, uma vez que promove a sua organização jurídica.

Em situações na qual a empresa tem dois ou mais escopos a serem gerenciados, ter um software é indispensável e muito mais econômico para o negócio. Em alguns casos, a não conformidade legal, pode acarretar em infrações legais na esfera ambiental (conforme aduz a Lei nº 9.605, de 1998), com multas de até  R$ 50.000.000,00 (cinquenta milhões); sanções na esfera trabalhista, penal, civil e administrativa também estão presentes quando há irregularidade das empresas diante as leis.

Separamos abaixo algumas vantagens gerais de ter um software de gestão e também apresentamos as vantagens de utilizar o CAL 4.0 como este software.

Vantagens de ter um software de gestão de requisitos:

1.      Lucro para empresa

Aderir a um sistema de gestão de requisitos legais promove um impacto direto na economia da empresa. Isso porque, através de um bom software de gestão, é possível otimizar e organizar as atividades jurídicas sem gastar muito tempo.

Além disso, por meio da gestão de requisitos, é possível evitar que a empresa sofra alguma sanção por cometer algum ato de infração, que muitas vezes pode ocorrer, não por ilegalidade da empresa, mas sim, por não ter conhecimento em tempo da norma jurídica ou de sua atualização.

Sendo assim, mais que otimizar tempo de atividade dos colaboradores, permitindo que estes se dediquem para outras funções do trabalho e, com isso, apresentam mais resultados e, consequentemente, mais lucros, também protege o patrimônio financeiro da organização.

2.      Segurança para os colaboradores

A saúde e segurança do trabalhador é amparada pela ISO 45001 e demais normas trabalhistas.

Estar atenta a essas normas permite que a empresa mitigue os potenciais riscos de acidentes de trabalho; mantenha a integridade física dos empregados; proteja a vida de seus colaboradores e os eduque para manter um ambiente organizacional com a devida segurança em suas atividades.

A importância de acompanhar as normas referentes à saúde e segurança do trabalhador, se faz necessária tanto para que estes tenham confiança na execução de suas atividades, quanto para evitar gastos com possíveis acidentes laborais.

3.      Monitoramento com bons resultados

A gestão de requisitos legais por meio de um software, permite um monitoramento normativo mais detalhado.

Dessa forma, é possível manter a empresa em compliance, ou seja, alinhada com a legislação e com seus procedimentos internos e externos, evitando, assim, a ocorrência de falhas, não conformidades, e com os procedimentos devidamente padronizados e com as falhas dos processos minimizadas.

Por meio do software de gestão de requisitos a empresa consegue detalhar e observar quais normas atendem e ter ciência de quais as medidas devem aderir para estar em conformidade com as leis.

Com um recurso capaz de organizar essas normas e classificá-las de forma simples, conforme os riscos e urgências, permite que a empresa execute suas atividades de forma inteligente e dinâmica, o que, consequentemente, promove um resultado positivo em todo monitoramento.

Quais as consequências de não gerenciar requisitos?

As chances de uma empresa não se encontrar em conformidade ao não gerenciar os requisitos, é grande.

Isso acontece em razão do fluxo de conteúdo normativo diariamente publicado ser extenso e abranger muitas informações detalhadas, conforme já mencionamos.

O conteúdo normativo é elaborado tanto por Municípios, Estados e União, quanto nas esferas cíveis, penais e administrativas, com conteúdo sobre saúde e segurança, meio ambiente, energia e outros escopos extremamente relevantes para as empresas.

Não ter o controle adequado dessas publicações, coloca a empresa em uma situação de não conformidade, atraso, risco econômico, social e organizacional.

Prejuízos como arcar com infrações, gastar mais tempo com buscas para se adequar a legislação, risco de perdas documentais, baixa qualidade devido ao uso de vários arquivos para se organizar, entre outros.

No mercado b2b, é comum que algumas empresas tenham determinadas exigências ao contratar organizações para parceria e prestação de serviços. Dessa forma, estar em conformidade com algumas ISOs torna-se um fator diferencial no momento da contratação.

Por isso, ter um bom software, que te auxilie no monitoramento de requisitos, faz toda a diferença para futuras negociações e lucros da sua empresa.

Por que ter o Cal 4.0 como software de gestão de requisitos

O Cal 4.0 foi desenvolvido com objetivo de facilitar a rotina dos usuários. Sua arquitetura não visou só os aspectos modernos e bonitos do mercado, mas também e principalmente a funcionalidade.

Atualmente, considerado um dos sistemas de gestão de requisitos mais intuitivos e inteligentes do mercado de softwares para esse segmento, o Cal possui ferramentas distribuídas de forma simples, com uso dinâmico e eficiente para a realização da gestão, seja ela de requisitos legais, ou de documentos importantes para sua organização. 

Os preenchimentos realizados no Cal 4.0 são transformados em dados de fácil visualização, o que garante otimização de tempo ao executar suas atividades. Sendo assim, ao falar em organizar a rotina, logo na página inicial, é possível ter acesso às informações mais importantes para as tarefas de praxe do seu negócio.

Essas são apenas algumas das funcionalidades inteligentes que o software Cal 4.0 tem na execução de gestão de requisitos legais. Sempre visando ganho de tempo, menos esforço e menos complexidade para os usuários.

Sendo assim, graças a toda engenheira construída por trás do Cal 4.0, temos disposição de obrigações de forma fácil, objetiva e sem duplicidade com foco naquilo que realmente deve atender, as obrigações trazidas pelas leis, através do e sem a necessidade de analisar a aplicabilidade de cada uma às atividades da organização, nós fazemos isso por você e te entregamos um check list simples e focado.

Saiba porque o Cal 4.0 é o software ideal de gestão de requisitos para sua empresa

Acima, citamos o porque o Cal 4.0 é um sistema diferenciado, agora listamos algumas das principais funções do nosso software, que lhe ajudarão a compreender porque ele é necessário para sua gestão de requisitos. No Cal 4.0 vc encontra:

  • Atualizações legislativas mensais, em relação às normas aplicáveis às suas atividades;
  • Identificação daquilo que você realmente deve atender, às obrigações;
  • Listagem das obrigações realmente aplicáveis, sem repetições;
  • Gestão corporativa, em que é possível gerir todas as suas unidades na mesma tela;
  • Gráficos relativos aos dados de preenchimento;
  • Possibilidade de evidenciar mais de uma obrigação, de uma só vez. Inclusive, de unidades diferentes;
  • Suporte jurídico e operacional ilimitados;
  • Indicação das Normas Técnicas relacionadas às normas vigentes. Tendo, inclusive, uma aba específica para realizar a gestão destas;
  • Metodologia conceituada, que evidencia atendimento à ISO 14001, OHSAS 180001, ISO 45001, SA 8000, ISO 22000, ISO 50001, e demais normas de gestão relacionadas ao atendimento de requisitos legais.

Agora que você chegou aqui e viu a importância de ter um software de sistema de gestão, para ajudar sua empresa a crescer ainda mais, queremos saber quais são suas principais dúvidas sobre este assunto.

Deixe nos comentários e até o próximo artigo!


Feito por: Julia Balsamão e Manuelle Meira- Colaboradoras da Ius Natura. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ius Natura © 2021. Todos os direitos reservados.