Certifique-se na ISO 14001 Com a IUS NATURA
Com excelência e tradição no mercado, a Ius Natura facilita sua certificação na ISO 14001 através de um sofisticado Sistema de Gestão em Requisitos Legais. Aprimore e torne eficiente a gestão das atividades de seu negócio!


Gestão de requisitos legais tem papel estratégico na conquista e manutenção da ISO 14001

Para atender as exigências da ABNT NBR ISO 14001:2015 relacionadas aos requisitos legais, as empresas e organizações precisam identificar a legislação ambiental aplicável, acessar seu respectivo texto atualizado e avaliar periodicamente o atendimento às obrigações decorrentes desta legislação, de forma documentada.


A ISO 14001, assim como outras normas de gestão (OHSAS 18001, SA 8000, ISO 22000, ISO 50001), prescreve o que deve ser gerenciado, mas não indica a forma pela qual este gerenciamento deve ser promovido, deixando a cargo das empresas definirem a melhor metodologia e estratégia.


Em geral, as empresas possuem departamentos responsáveis pelo gerenciamento de seus aspectos e impactos ambientais. Estes departamentos, entre outras importantes atividades, identificam, armazenam e fazem a destinação final de resíduos; tratam os efluentes gerados e monitoram seu lançamento para garantir que o corpo receptor não será poluído; promovem a análise da potabilidade da água, etc., mas não possuem recursos humanos com formação, conhecimento, expertise e/ou tempo suficientes para traduzir em termos pragmáticos o que a extensa e complexa legislação brasileira obriga, proíbe e/ou permite.


O Sistema CAL® ,  mais completo e seguro software de gerenciamento de requisitos legais desenvolvido e atualizado com o padrão de qualidade da Ius Natura , supre estas carências, oferecendo todos os recursos e informações necessárias para que a legislação efetivamente aplicável seja identificada, seu texto disponibilizado e o atendimento às suas obrigações avaliadas, sempre de forma personalizada, evitando esforços desnecessários e garantindo o alcance e a manutenção da conformidade legal ( legal compliance) .


Embora inspirada na ISO 14001, a metodologia do Sistema CAL® também pode ser aplicada em organizações que possuem Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, Responsabilidade Social, Segurança de Alimentos, Eficiência Energética, entre outros. E até mesmo em organizações que não possuem Sistemas de Gestão estruturados com base em padrões ISO, OHSAS, SA e afins, tendo em vista a importância do atendimento à legislação por qualquer empresa e a dificuldade de se garantir este atendimento quando não adotada sistemática documentada e periódica de avaliação, aplicada por profissionais devidamente qualificados e experientes. 


Qual é o nível de aderência legal da sua empresa? - Saiba Aqui


Certificação ISO 14001 amplia mercados e expande fronteiras de negócios

A gestão ambiental conquistou, ao longo das últimas décadas, status estratégico para as organizações interessadas em ampliar negócios e conquistar novos mercados.  Essa consonância com as boas práticas e padrões traz diversas vantagens (reconhecimento e valorização pelo mercado, melhor retorno dos investimentos, desconto em linhas de crédito) e foi sintetizada no slogan "good compliance, good business".


Por outro lado, a não conformidade com os requisitos gera o quadro inverso, com o agravante de, além da perda financeira, a organização sofrer danos irreversíveis à imagem, o que afeta não só o seu valor de mercado, mas também o clima organizacional, o que desmotivará os funcionários, reduzindo a produtividade.     


Ganhos vão muito além do Meio Ambiente

De acordo com pesquisa realizada entre empresas que possuem sistemas de gestão ambiental estruturados com base na ISO 14001, estes são alguns dos benefícios alcançados:


  • 78% das organizações indicaram que a adoção da ISO 14001 proporcionou vantagens em termos de competitividade.
  • 63% afirmaram que a implementação de um sistema de gestão ambiental trouxe benefícios financeiros.

Outros estudos indicam que a adoção do SGA – ISO 14001 resultou em:


  • Diminuição da despesa total, além de criar um diferencial no mercado.
  • Redução do montante de dinheiro gasto com mecanismos de controle, insumos e consumo de energia, além economia resultante da implementação de uma política de reciclagem (reutilização de materiais).
  • A geração de poluição é vista como um sinal ineficiência. Práticas sustentáveis são encaradas como recurso para aumentar a produtividade.
  • Redução da poluição pode também resultar num aumento da demanda por parte de consumidores sensíveis à questão da sustentabilidade.
  • Organizações que adotam uma postura proativa no que se refere a estratégias de preservação do meio ambiente podem ter suas vendas e seu valor de mercado aumentado, devido à legitimação conferida pelo mercado e por uma maior aprovação do corpo social.


Solicitar Proposta