NR 12 | Capacitação dos colaboradores

Normas Regulamentadoras - NRs

Hoje vamos falar de capacitação de trabalhadores envolvidos na operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos, com foco na NR 12. Importante deixar claro que tal norma será aplicada a todos os tipos de máquinas e equipamentos, exceto àqueles:

  • a) movidos ou impulsionados por força humana ou animal;
  • b) expostos em museus, feiras e eventos, para fins históricos ou que sejam considerados como antiguidades e não sejam mais empregados com fins produtivos, desde que sejam adotadas medidas que garantam a preservação da integridade física dos visitantes e expositores;
  • c) classificados como eletrodomésticos

Desta forma, todas as demais máquinas e equipamentos estarão sujeitas à aplicação da NR 12, inclusive no que se refere a capacitação do trabalhador. Por esta razão vamos explicar neste artigo, de forma resumida e objetiva, os principais pontos a se observar quanto à esta capacitação.

A capacitação a ser fornecida ao trabalhador deve ser custeada pelo empregador, dentro do horário normal de trabalho do mesmo, devendo ser compatível com as funções que irá receber, abordando os riscos a que estão expostos e as medidas de proteção existentes e necessárias.

Para isso a empresa, junto ao profissional legalmente habilitado, estabelecerá uma carga horária que garanta aos trabalhadores executarem suas atividades com segurança, observando ainda o conteúdo programático previsto no Anexo II da NR 12.

Um ponto importante quanto a esta capacitação e que gera muitas dúvidas é quanto ao seu prazo de validade. Afinal, de quanto em quanto tempo o empregador deve promover a capacitação de seu empregado?

A NR 12 na verdade não estabelece de forma objetiva um prazo para a realização de uma reciclagem do trabalhador já capacitado.

A norma apenas exige se faça reciclagem quando ocorrem modificações significativas nas instalações e na operação de máquinas ou troca de métodos, processos e organização do trabalho, ou seja, quando há mudanças que possam afetar a realidade em que o empregado foi treinado, ele deverá passar por uma reciclagem.

No entanto a NR 12 não estabelece os critérios práticos (conteúdo, carga horária, etc) para a realização desta reciclagem, ficando a cargo da empresa definir de acordo com as mudanças que a exigiram.

Sendo assim, é de suma importância sempre ter profissionais capacitados nas atividades que envolvam máquinas e equipamentos, considerando os potenciais riscos que esta atividade gera para o profissionais diretamente envolvidos como também aos demais trabalhadores que se encontram próximos.

Desta forma a empresa garante segurança de seus empregados e ao mesmo tempo uma maior preservação e conservação de suas máquinas e equipamentos.

*Por Felipe Lafetá – Colaborador da Ius Natura

Política de Privacidade e Termos de Uso

Bem-vindo(a)! Obrigado por acessar nosso website.

Quando você acessa nossos sites, você nos confia alguns dados e informações. Nos comprometemos a manter essa confiança.

Nesse sentido, a presente Política de Privacidade explica de maneira clara e acessível como as suas informações e dados serão coletados, usados, compartilhados e armazenados por meio dos nossos sistemas.

Caso tenha dúvidas ou precise tratar de qualquer assunto relacionado a esta Política, entre em contato conosco através do e-mail [email protected]. O encarregado da Ius Natura Ltda conduzirá as tratativas conforme termos desta política e Lei no 13.709/2018 (LGPD).

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.

Ius Natura © 2023. Todos os direitos reservados.