O que é ODS ONU?

O que é ODS ONU? Conheça os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Sem categoria

O que é ODS ONU? As Organizações das Nações Unidas categorizou 17 objetivos que contribuem para o desenvolvimento sustentável mundial. Para saber quais são esses ODS e quais as metas a serem cumpridas até 2030, fique até o final deste artigo.

O que é ODS ONU?

ODS é a sigla utilizada para: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um movimento instituído pela Organização das Nações Unidas.

Composto por 17 objetivos de diversas áreas do Desenvolvimento Sustentável, a Organização das Nações Unidas almeja atingir as metas estabelecidas pelas ODS até a Agenda 2030.

Sustentabilidade além do verde

Ao falar de desenvolvimento sustentável, ainda é muito comum a cultura de relacionar sustentabilidade ao verde, a preservação de florestas e ao meio ambiente. 

No entanto, sustentabilidade vai muito além de preservação ambiental. Embora o meio ambiente seja ponto focal em relação ao Desenvolvimento Sustentável, aspectos socioeconômicos são de extrema importância para a construção de um mundo melhor.

Instituído em 2012, na Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável que aconteceu no Rio de Janeiro os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) expõe metas tangíveis que se atendidas irão melhorar significamente a estrutura da sociedade global. 

Primeiramente, insta frizar que a ordem estabelecida das ODS foi estabelecida pela própria ONU, logo, a classificação de cada objetivo é universal.

Então, vejamos abaixo quais são essas ODS e o que cada uma aborda. 

1 – ODS ONU: Erradicação da pobreza

Meta: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

Até 2030, a ONU pretende erradicar a pobreza global de todas as pessoas que atualmente vivem com menos de US$ 1,90 por dia. 

Para que isso aconteça, será implementado, em nível nacional, medidas e sistemas de proteção social adequados. Assim, almejando a redução de pelo menos à metade a proporção de homens, mulheres e crianças que vivem na pobreza conforme definições nacionais.

Além disso, almeja garantia que homens e mulheres, pobres e vulneráveis, tenham direitos aos recursos econômicos, aos serviços básicos, à propriedade e acesso às tecnologias.

A criação de marcos políticos sólidos em níveis nacional, regional e internacional, com base em estratégias de desenvolvimento a favor dos pobres e sensíveis ao gênero, para apoiar investimentos acelerados nas ações de erradicação da pobreza.

2 – ODS ONU: Fome zero e agricultura sustentável

Objetivo: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

Neste ODS, a ONU visa o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano até 2030.

Até 2025, busca-se atender às necessidades nutricionais dos adolescentes, mulheres grávidas e lactantes e pessoas idosas.

A agricultura sustentável, atua com o objetivo de dobrar a produtividade agrícola e a renda dos pequenos produtores de alimentos, particularmente de:

  • mulheres;
  • povos indígenas;
  • agricultores familiares;
  • pastores e pescadores.

Além disso, visa a implementação de práticas agrícolas resilientes, que aumentem a produtividade e a produção, mantendo os ecossistemas, que fortalecem a capacidade de adaptação às mudanças climáticas, às condições meteorológicas extremas, secas, inundações e outros desastres, e que melhoram progressivamente a qualidade da terra e do solo.

No mercado de commodities de alimentos, serão instituídas medidas que garantem o funcionamento e as informações sobre as reservas, a fim de limitar a volatilidade extrema dos preços dos alimentos.

3 – ODS ONU: Saúde e bem estar

Meta: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

A terceira ODS ONU, almeja que até 2030, seja possível reduzir a taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por 100.000 nascidos vivos, acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de 5 anos. Também estima-se conseguir reduzir a mortalidade neonatal para pelo menos 12 por 1.000 nascidos vivos e a mortalidade de crianças menores de 5 anos para pelo menos 25 por 1.000 nascidos vivos.

No que se refere a saúde em relação a saúde familiar e sexual, até 2030, a ONU pretende assegurar o acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planejamento familiar, informação e educação, bem como a integração da saúde reprodutiva em estratégias e programas nacionais. acabar com as epidemias de AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, e combater a hepatite, doenças transmitidas pela água, e outras doenças transmissíveis.

A cobertura universal de saúde, bem como, o acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade e o acesso a medicamentos e vacinas essenciais seguros, eficazes, de qualidade e a preços acessíveis para todos também é um objetivo que busca ser atingido até 2030.

4 – ODS ONU: Educação de qualidade

Objetivo: assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Garantir que todas as crianças tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário. Além disso, que mulheres e homens tenham em igualdade de acesso à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade.

Dessa forma, se o objetivo é garantir mais educação, nada mais justo e lógico que aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento.

5 – ODS ONU: Igualdade de Genero

Meta: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Extinguir todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em toda parte e  acabar com a violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos.

Reconhecer e valorizar o trabalho de assistência e doméstico não remunerado, por meio da disponibilização de serviços públicos, infraestrutura e políticas de proteção social, bem como a promoção da responsabilidade compartilhada dentro do lar e da família, conforme os contextos nacionais.

No ambiente laboral, visa-se garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública. Além disso, adotar e fortalecer políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas em todos os níveis.

6 – ODS ONU: Água limpa e saneamento

Objetivo: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

Alcançar o acesso universal e equitativo à água potável e segura para todos, bem como o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, e acabar com a defecação a céu aberto. Gerenciar junto a comunidade apoiando e fortalecendo a participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento.

Implementar a gestão integrada dos recursos hídricos em todos os níveis, inclusive via cooperação transfronteiriça, conforme apropriado. Potencializar a eficiência do uso da água em todos os setores e assegurar retiradas sustentáveis e o abastecimento de água doce para enfrentar a escassez de água, e reduzir substancialmente o número de pessoas que sofrem com a escassez de água.

7 – ODS ONU: Energia limpa e sustentável

Meta: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

Garantir o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia potencializando a participação de energias renováveis na matriz energética global e dobrando a taxa global de melhoria da eficiência energética.

Além disso, busca-se também expandir a infraestrutura e modernizar a tecnologia para o fornecimento de serviços de energia modernos e sustentáveis para todos nos países em desenvolvimento, particularmente nos países menos desenvolvidos, nos pequenos Estados insulares em desenvolvimento e nos países em desenvolvimento sem litoral, de acordo com seus respectivos programas de apoio.

8 – ODS ONU: Trabalho decente e crescimento econômico

Objetivo: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

A oitava ODS ONU visa o crescimento econômico per capita de acordo com as circunstâncias nacionais e, em particular, um crescimento anual de pelo menos 7% do produto interno bruto [PIB]. Dessa forma, busca que os países menos desenvolvidos, alcance os níveis mais elevados de produtividade das economias por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação. Inclusive, por meio de um foco em setores de alto valor agregado e dos setores intensivos em mão de obra, é uma grande meta a ser alcançada.

Conquistar o emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas as mulheres e homens, bem como, para os jovens e as pessoas com deficiência, e remuneração igual para trabalho de igual valor.

9 –   ODS ONU: Inovação em infraestrutura

Meta: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

Desenvolver infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente, incluindo infraestrutura regional e transfronteiriça, para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano, com foco no acesso equitativo e a preços acessíveis para todos.

Conheça um dos projetos que se enquadra perfeitamente no que se refere a Inovação em infraestrutura, vendo esta palestra do TEDx Savassi, clique AQUI!

Modernizar a infraestrutura e reabilitar as indústrias para torná-las sustentáveis, com eficiência aumentada para recursos e adoção de tecnologias e processos industriais limpos/ecológicos.

Potencializar o crescimento e acesso das pequenas indústrias e outras empresas, particularmente em países em desenvolvimento, aos serviços financeiros, incluindo crédito acessível e sua integração em cadeias de valor e mercados.

10 – ODS ONU: Redução das desigualdades

Objetivo: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.

Garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados, inclusive por meio da eliminação de leis, políticas e práticas discriminatórias e da promoção de legislação, políticas e ações adequadas a este respeito.

Promover a assistência oficial ao desenvolvimento e fluxos financeiros, incluindo o investimento externo direto, para os Estados onde a necessidade é maior, em particular os países menos desenvolvidos, os países africanos, os pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países em desenvolvimento sem litoral, de acordo com seus planos e programas nacionais.

Reduzir para menos de 3% os custos de transação de remessas dos migrantes e eliminar os corredores de remessas com custos superiores a 5%.

11 – ODS ONU: Cidades e comunidades sustentáveis

Meta: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Proporcionar o acesso aos sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e com preço popular, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos.

Apoiar relações econômicas, sociais e ambientais positivas entre áreas urbanas, periurbanas e rurais, reforçando o planejamento nacional e regional de desenvolvimento.

Ainda que as cidades sustentáveis pareça ser algo impossível para a atual realidade global. A tecnologia vem caminhando cada vez mais ao lado dessa realidade. Por exemplo, temos a construções com impressoras 3D e estudos comportamentais, são utilizados para entender a necessidade para o objetivo nº 11 da ONU.

12 – ODS ONU: Consumo e produção sustentáveis

Objetivo: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Primeiramente, visa implementar o Plano Decenal de Programas sobre Produção e Consumo Sustentáveis, com todos os países tomando medidas, e os países desenvolvidos assumindo a liderança, tendo em conta o desenvolvimento e as capacidades dos países em desenvolvimento buscando a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais.

Reduzir, pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial, nos níveis de varejo e do consumidor. Além disso, diminuir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo as perdas pós-colheita.

Racionalizar subsídios ineficientes aos combustíveis fósseis, que encorajam o consumo exagerado, eliminando as distorções de mercado, de acordo com as circunstâncias nacionais, por meio da reestruturação fiscal e a eliminação gradual desses subsídios prejudiciais.

13 – ODS ONU: Ação contra a mudança global do clima

Meta: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos

Promover mecanismos para a criação de capacidades para o planejamento relacionado à mudança do clima e à gestão eficaz, nos países menos desenvolvidos.

Por isso, deve-se aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima.

Uma das formas de traçar metas e estudar sobre as maneiras de combater a mudança global climática, é através de eventos como a COP. Então, atento a isso, no nosso blog temos um artigo sobre a COP 26 que explica tudo sobre COP26 e mudança climática. Para acessar o conteúdo, clique AQUI!

14 – ODS ONU: Vida na água

Objetivo: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Potencializar os benefícios econômicos para Estados insulares em desenvolvimento através do uso sustentável dos recursos marinhos, através da gestão sustentável de pesca, aquicultura e turismo.

Garantir a conservação e o uso sustentável dos oceanos e seus recursos pela implementação do direito internacional, como refletido na UNCLOS [Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar].

Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerenciando florestas, combatendo desertificação, detendo e revertendo a degradação e a perda da biodiversidade. Ou seja, junto a isso, promover a gestão sustentável das florestas, deter o desmatamento e aumentar substancialmente o florestamento e o reflorestamento globalmente.

15 – ODS ONU: Vida terrestre

Meta: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Esta meta, busca combater a desertificação, restaurar a terra e o solo degradado, incluindo terrenos afetados pela desertificação, secas e inundações. Além disso, deseja lutar para alcançar um mundo neutro em termos de degradação do solo.

Ou seja, até 2030, deve a ONU assegurar a conservação dos ecossistemas de montanha, incluindo a sua biodiversidade.

16 – ODS ONU: Paz, justifiça e instituições eficazes

Objetivo: promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Reduzir a violência e as taxas de mortalidade relacionada em todos os lugares do planeta bem como, garantir a igualdade de acesso à justiça para todos.

Esta ODS ONU, busca promover e fazer cumprir leis e políticas não discriminatórias para o desenvolvimento sustentável. Assegurar o acesso público à informação e proteger as liberdades fundamentais, em conformidade com a legislação nacional e os acordos internacionais.

Fortalecer as instituições nacionais relevantes, para se capacitarem em todos os níveis, a buscar pela prevenção da violência, ao crime e combate ao terrorismo.

17 – ODS ONU: Parcerias e meios de implementação

Meta: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Antes de tudo, visa a mobilização de recursos internos, com apoio internacional aos países em desenvolvimento, buscando a melhoraria na arrecadação de impostos e receitas.

Outras ações instituídas pela ODS 17, são:

  • auxiliar os países em desenvolvimento a alcançar a sustentabilidade da dívida de longo prazo por meio de políticas coordenadas destinadas a promover o financiamento;
  • cooperar pela a redução e a reestruturação da dívida, conforme apropriado;
  • reduzir o superendividamento e a dívida externa dos países pobres altamente endividados.

Melhorar a cooperação Norte-Sul, Sul-Sul, triangular regional e internacional. Aperfeiçoar o acesso à ciência, tecnologia e inovação, aumentando o compartilhamento de conhecimentos em termos mutuamente acordados. Ou seja, melhorando a coordenação entre os mecanismos existentes e mecanismo de facilitação de tecnologia global.

Operacionalizar e aumentar o Banco de Tecnologia e o mecanismo de capacitação em ciência, tecnologia e inovação para os países menos desenvolvidos até 2017.

Até 2030, valer-se de iniciativas existentes para desenvolver medidas do progresso do desenvolvimento sustentável que complementem o produto interno bruto [PIB] e apoiem a capacitação estatística nos países em desenvolvimento.

Saiba mais sobre Desenvolvimento Sustentável e sua importância

Por fim, para saber mais sobre cada ODS basta clicar no site da ONU e conferir com mais detalhes cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.

E, não se esqueça, você e sua empresa podem contribuir para um planeta melhor, através da responsabilidade social, ambiental e econômica. Estar em conformidade com este tripé da sustentabilidade auxilia direta e indiretamente que a as metas estabelecidas para a Agenda 2030 se cumpram.

Então, além de cuidar do planeta, ter uma empresa atenta ao Desenvolvimento Sustentável, é um ponto positivo para o mercado. Para entender mais sobre isso, clique AQUI e veja o artigo que preparamos sobre relações econômicas, sociais e ambientais, ou seja, ESG.

Ficou alguma dúvida? Tem alguma observação? Então, fale com a gente através dos comentários.

Até o próximo artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ius Natura © 2021. Todos os direitos reservados.