Quais procedimentos de segurança devem ser adotados após aplicação de produtos químicos para controle de pragas e vetores em prédios de uso coletivo?

Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional (SSO)

Empresas contratadas para controle de pragas e vetores através da aplicação de produtos químicos em prédios de uso coletivo, comercial ou de serviços, devem, após a aplicação, fixar cartazes específicos informando a realização da atividade, segundo artigo 21 da Resolução ANVISA-RDC 52/09.

Os cartazes devem informar a data da aplicação, o nome do (s) produto (s) utilizado (s) e seu (s) grupo (s) químico (s), telefone do Centro de Informação Toxicológica – disponíveis aqui –  e números das licenças sanitária e ambiental.

A empresa pode definir livremente a periodicidade da aplicação porque não há definição em norma legal. Por exemplo, em locais de clima quente é normal adotar uma periodicidade de aplicação mais constante pois em épocas de calor os locais fechados ficam mais propensos a atrair pragas e vetores.

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