recursos naturais do cerrado

Recursos naturais do cerrado e as singularidades deste bioma

Meio Ambiente

Em comemoração ao dia do cerrado, 11 de setembro, compilamos algumas curiosidades sobre esse bioma tão fundamental para a manutenção do meio ambiente e dos nossos recursos naturais.

Água doce: a maior riqueza dentre os recursos naturais do cerrado 

É comum associar o cerrado a uma paisagem seca e árida, no entanto, nem tudo é o que parece! O cerrado é a fonte de água doce mais importante do Brasil, estando oito bacias hidrográficas brasileiras localizadas nesse bioma. 

Grandes hidrelétricas do Brasil estão localizadas em rios que nascem no cerrado ou seja qualquer crise hídrica nesse bioma impactaria diretamente a nossa capacidade de geração de energia

Biodiversidade: a variedade que importa. 

O cerrado é a savana mais biodiversa do planeta, abrigando cerca de 5% das espécies de animais e plantas de todo o mundo.

A variedade de espécies é impressionante: segundo o WWF, esse número chega a cerca de 330 mil espécies de plantas e animais, sendo muitas delas endêmicas, isso é, únicas daquela região.

Em meio a tantas espécies de animais conhecidas, vamos ressaltar algumas espécies endêmicas menos famosas:

  • Catita: marsupial da família dos didelfídeos, conhecidos popularmente como gambás;
  • Tatu-canastra: simplesmente a maior espécie viva de tatu!;
  • Pato mergulhão: espécie que se encontra na lista de aves mais ameaçadas do mundo; 
  • Abelha jataí: uma das 800 espécies de abelhas que habitam o bioma;

A biodiversidade é extremamente importante na manutenção de um ecossistema, sendo os diferentes nichos ocupados por espécies que desempenham um papel dentro dele.

Algumas práticas da agropecuária – quando baseada na monocultura e na queima de mata nativa para a criação de pasto – trazem sérias consequências a longo e a curto prazo. 

Vegetação: as super frutas do cerrado!

Você já ouviu falar da castanha de baru? E da farinha de jatobá? Pois esses são só dois exemplos de super plantas do cerrado. Algumas dessas plantas produzem frutos riquíssimos em vitaminas e minerais, como a mangaba, rica em magnésio, e o pequi, rico em vitamina A.

Segundo o ICMBio, o cerrado é o lar de mais de 6 mil espécies de árvores e sua vegetação está entre as mais antigas do planeta terra com pelo menos 40 milhões de anos de existência.

Essas espécies se adaptaram à falta de umidade criando um profundo sistema de raízes que ajuda a reter a água, como numa espécie de esponja. Dessa forma, mesmo em épocas secas do ano, as árvores do cerrado florescem.

Vale a pena pesquisar mais sobre o assunto e enriquecer a sua alimentação com alguns alimentos do cerrado! Mas lembre-se sempre de consultar um nutricionista

Recursos naturais bem localizados

O cerrado ocupa a parte mais central do continente sul-americano e se estende por estados das regiões norte, nordeste, sudeste, e centro-oeste.

Além disso, também possui um relevo peculiar, no qual pode-se encontrar desde regiões de cavernas a impressionantes chapadas, como a Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. 

Muitas dessas formações espeleológicas foram abrigo para diversas gerações de seres humanos que habitam o nosso continente. Foram deixadas diversas pinturas rupestres que documentam a sua ocupação, como em Caiapônia, estado de Goiás. 

Preservação: nosso maior desafio.

Estima-se que 45% do cerrado está hoje ocupado por pasto e lavouras e desde 1985 esse número vem aumentando numa proporção preocupante, como indica o levantamento da MapBiomas

Neste ano, o cerrado registrou o maior número de queimadas desde 2012, tornando a seca severa pela qual passa o Brasil ainda mais preocupante, dado que os rios do cerrado não só fazem girar as turbinas das hidrelétricas, como também abastecem as torneiras de milhões de brasileiros.

Nesse dia tão especial, vale reforçar a mensagem: o cerrado é o coração do Brasil! Tão frágil e tão essencial, sua conservação é de suma importância caso queiramos para nós e para as futuras gerações um planeta para se viver

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ius Natura © 2021. Todos os direitos reservados.