sustentável no trabalho

Como ser mais sustentável no trabalho?

Geral

Grande parte de nosso tempo é dedicado ao trabalho, o que traz a urgência de pensarmos em práticas sustentáveis para nosso ambiente laboral. Mas como é ser mais sustentável no trabalho? Te contamos neste artigo 😉 

 

Na década de 90, a sustentabilidade deixou de ser um conceito vinculado estritamente à esfera ambiental e o triple bottom line passou a fazer parte da realidade das organizações. Este tripé da sustentabilidade está pautado em três dimensões: o capital humano (people), o capital natural (planet) e o resultado econômico (profit).

 

O que é uma empresa sustentável?

Uma empresa sustentável significa hoje, segundo Adriane Alice Pereira em artigo para a ANPROTEC, uma organização pautada pela ética e a transparência na gestão dos negócios, cujos resultados sejam mensurados em três esferas inseparáveis – a econômica, a social e a ambiental. E é com base nesse tripé que as empresas devem orientar as suas decisões.

 

Ou seja, a ética nos negócios ocorre quando as decisões de interesse da empresa também respeitam os direitos, os valores e os interesses relacionados aos impactos gerados por ela, seja na sociedade, no meio ambiente ou no futuro da própria organização.

 

E nós, como membros de organizações, como podemos refletir as nossas atitudes em relação as três dimensões?

 

Como ser mais sustentável no trabalho?

Na esfera de capital humano, se pautarmos nossos relacionamentos na transparência e respeito ao próximo, estaremos promovendo relações de trabalho sustentáveis.

Selim Nigri, consultor da Lumo, nos ensina que a cada encontro podemos desenvolver nossa autoconsciência, nos reconhecendo como indivíduos com princípios e valores, percebendo as nossas reações e as consequências das nossas ações.

 

Além de ser uma jornada de autoconhecimento, a construção de relações de trabalho respeitosas reforça a dignidade humana, pilar do capital humano na sustentabilidade.

 

O capital natural nos convida a pensar de forma prática em como atuar, enquanto indivíduos, de forma a minimizar nossos impactos ambientais no trabalho:

  • Utilizar canecas ao invés de copos descartáveis;
  • Desligar a luz e equipamentos eletrônicos quando não estiverem em uso;
  • Adotar a coleta seletiva;
  • Evitar a impressão desnecessária de materiais;
  • Utilizar papel de rascunho quando possível;
  • Adotar carona solidária;
  • Utilizar a luz e ventilação naturais preferencialmente, são alguns exemplos, dentre tantos outros possíveis, de atitudes sustentáveis.

 

Nosso papel no resultado econômico será uma consequência direta de nossa atuação individual nas outras duas esferas. Ser mais sustentável no trabalho tornam as relações saudáveis, a fluidez de processos e a otimização de resultados ganhos naturais.

 

Se individualmente evitarmos o desperdício e praticarmos o consumo consciente de recursos naturais, o resultado econômico certamente será positivo.

 

A sustentabilidade deve ser pensada de forma a nos integrar com o todo (social, ambiental e econômico) em todas as esferas da nossa vida, seja pessoal ou no trabalho. Atuar de forma sustentável é agir no mundo com ética e cuidado.

*Feito por Paula Barros – Colaboradora Ius Natura

Falamos também aqui no blog sobre dicas para ser mais simples no ambiente de trabalho. Não deixe te conferir 🙂

Ius Natura © 2019. Todos os direitos reservados.