Influência positiva sobre a cadeia produtiva 

As empresas terceirizadas possuem um papel cada vez mais relevante nas organizações, sendo responsáveis por muitas tarefas e até mesmo pela execução de atividades críticas. Por exigência da ISO 14001, OHSAS 18001 e de outras normas de gestão, ou mesmo para prevenir responsabilidades da empresa contratante, as empresas terceirizadas necessitam ser avaliadas quanto ao atendimento dos requisitos legais e/ou técnicos aplicáveis às suas atividades, produtos e serviços, no âmbito de um processo tipicamente denominado como “Qualificação de Fornecedores”. 


A Qualificação de Fornecedores não é uma tarefa simples, pois os critérios de avaliação e a capacitação legal dos terceiros devem ser cuidadosamente considerados. 

 

Em relação à avaliação do atendimento à legislação, essa análise criteriosa deve considerar apenas as atividades desenvolvidas pelos terceiros que podem ocasionar corresponsabilidade (responsabilidade solidária ou subsidiária) para o tomador do serviço. Caso essas premissas não sejam observadas, o processo pode ser inflacionado e contaminado pela formulação de exigências desnecessárias.


 É necessário personalizar os critérios para qualificação legal dos fornecedores, pois são variáveis de um tipo de fornecedor para o outro. Por exemplo, um fornecedor de areia ou brita pode ter critérios de qualificação diferentes do fornecedor que presta serviço de mão-de-obra especializada para trabalhos em instalações elétricas.

 

O ideal é a utilização de um guia personalizado, por tipo de fornecedor/terceiro.

  

Neste sentido, a Ius Natura desenvolveu metodologia, através de planilha personalizada, voltada para a identificação de requisitos legais de qualificação de fornecedores críticos. A Planilha considera o “tipo de serviço” (objeto da qualificação), legislação correspondente, tema, documentação a ser exigida e validade de cada documento.

 

O objetivo é identificar as principais obrigações legais vigentes de meio ambiente, segurança do trabalho, saúde ocupacional e outros que devem ser atendidas pelos fornecedores críticos de produtos e serviços.

 

Solicite  aqui  sua planilha de qualificação de fornecedores.