Software de Requisitos Legais

Por que Software de Requisitos Legais é necessário?

Geral

Quantos requisitos legais preciso observar e/ou cumprir para implementar um Sistema De Gestão Integrado – SGI (por meio de um Software de Requisitos Legais) ou para garantir o cumprimento legal imposto a minha atividade empresarial? 

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Sentiu dificuldade em responder? Não se preocupe! Assim como você, outras nove em cada 10 pessoas, pelo menos, não fazem a mínima ideia ou quando fazem, sabem que gerenciar software de requisitos legais não é para amadores e profissionais desqualificados que não possuem formação jurídica.

Agora, se você não sentiu dificuldades em responder e não possui uma empresa especializada que define uma sistemática para:

  • Identificação;
  • Análise;
  • Acesso;
  • E atualização da legislação aplicável aos produtos, atividades e serviços da sua empresa.

Preocupe-se, pois ela corre risco de ser multada, paralisada ou até mesmo perder ou ser impedida de ter uma certificação de gestão, seja por descumprimento ou desconhecimento do requisito legal aplicável.

Sendo assim, vamos analisar alguns números que representam o universo jurídico ao qual sua empresa possa se encaixar ao tentar responder aquele questionamento citado acima compilado pelo software de requisitos legais da Ius Natura, o Sistema Cal.

Software de Requisitos Legais – Sistema Cal
  • Atualmente, uma empresa de pequeno a médio porte precisa conhecer e/ou cumprir uma média de 500 legislações que podem se desdobrar entre 3.000 a 4.000 requisitos legais, apenas para o escopo de meio ambiente, saúde e segurança do trabalho.
  • Já para uma empresa de grande porte, esse número chega facilmente a uma média de 600 a 1.000 legislações que podem se desdobrar entre 4.000 a 9.000 requisitos legais para os mesmos escopo mencionados no item anterior.

Lembre-se! Para determinar essas médias, não foram considerados os requisitos estatutários de regulamentos setoriais e de outros requisitos como:

  • Licenças ambientais;
  • Outorgas;
  • Acordos ou convenções coletivas de trabalho, termo de compromisso, termo de ajustamento de condutas – TAC, acordos setoriais, etc.

No último ano, o setor Banco de Dados da Ius Natura, responsável pela identificação contínua das normas legais via leitura de diários e sites oficiais, identificou e consolidou em nossa base de dados mais 8.000 normas legais.

Esse número representa uma média de 652 normas identificadas por mês só no ano de 2017.

Estruturação dos números de normas legais

Na sequência, para analisar e estruturar todas essas normas, nosso setor de Análise e Atualização mensal criou e alterou mais de 10.000 requisitos legais e enviou aos nossos clientes mais de 103 comunicados explicativos de normas consideradas relevantes só no ano de 2017.

Sem contar todas as cartas de atualizações com notas explicativas que enviamos mensalmente.

Bastante coisa né?! E você já se imaginou monitorando todo esse conteúdo por meio de sites oficiais ou leituras dos diários oficiais em âmbito federal, estadual e municipal e tendo ainda que conciliar esta atividade com sua rotina de trabalho do dia-a-dia?

Ou, gerindo todo este conteúdo em planilhas ou documentos eletrônicos obsoletos, sem ajuda de profissionais especializados e ferramentas automatizadas, dinâmicas e inteligentes para gestão destas informações? Impossível, não acha?

Se você ainda encontra-se nesta fase pare, repense, evolua: seja inteligente e dinâmico, seja 4.0! Conte com a Ius Natura!

*Por Diego – Consultor da Ius Natura

Ius Natura © 2019. Todos os direitos reservados.