fbpx
Entrevista com Especialista 1

Entrevista com Especialista | Técnico em Segurança do Trabalho

Entrevista com Especialista

Oba! Temos novidade por aqui 🙂

Este artigo sobre Técnico em Segurança do Trabalho inaugura nossa nova editoria do blog: Entrevista com Especialista. Vamos trazer periodicamente especialistas das áreas de SST, Meio Ambiente, Qualidade, Responsabilidade Social, Segurança de Alimentos e Energia, para falar um pouco sobre suas experiências profissionais e debater curiosidades e assuntos importantes.

Técnico em Segurança do Trabalho

Para o primeiro artigo da nova editoria, conversamos com José Nivaldo Barbosa de Sousa, técnico em Segurança do Trabalho e especialista em SST. Ele exerce esta profissão desde 2004, mas possui experiências em outras áreas, pois também é técnico em Edificações e Estradas, atua como radialista e jornalista em uma rádio local.

E já falamos sobre ele aqui no blog 🙂

Nivaldo é idealizador do Abril Verde, movimento dedicado a prevenção de acidentes e doenças de trabalho, juntamente com a engenheira de Segurança do Trabalho, Maria Aparecida Rodrigues Estrela.

Em 2013 tivemos a ideia do lançamento da campanha Abril Verde no Brasil, levando o estado da Paraíba ser pioneiro na criação e também com as primeiras leis municipal e estadual do Abril Verde.

Sendo um profissional completo, Nivaldo também é jornalista e radialista e aborda também sua especialidade em SST no mercado de comunicação:

Tivemos um programa em uma rádio do nosso estado com exclusividade com o programa Bate-Papo sobre Saúde e Segurança do Trabalho. E continuamos com o pioneirismo com um programa em uma TV aberta do nosso estado com exclusividade sobre Segurança do Trabalho que tem sido referência nacional.

Já no início da conversa foi perguntado dúvidas e curiosidades sobre a profissão do técnico em SST. Segundo Nivaldo, “qualquer pessoa que tenha o Ensino Médio completo pode fazer o curso profissionalizante em Técnico em Segurança do Trabalho”.

Durante o curso, o estudante explora vários aspectos da área, como Medicina, Engenharia, Psicologia, Administração, Economia e Legislação.

Precisamos saber de tudo um pouquinho, até porque trabalhamos em todos es setores econômicos do país

O conteúdo do curso envolve normas e leis sobre a segurança no trabalho, uso adequado de EPI, princípios de higiene, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e controle de riscos ambientais.

E já na atuação da profissão, o técnico, de forma geral, orienta o empregador e seus empregados na prevenção dos riscos de acidente de trabalho e o adoecimento ocupacional. E falando sobre os riscos, Nivaldo explica de forma sucinta e esclarecedora a diferença entre acidente e incidente no ambiente de trabalho:

Acidente é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente da capacidade para o trabalho.

O incidente, por sua vez, é considerado como uma ocorrência não planejada e que pode levar a um acidente.

Ele completa dizendo que risco grave e iminente é “toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho com lesão grave a integridade física do trabalhador”. Ou seja, o técnico considera grave e iminente risco toda condição ou situação laboral do trabalhador.

Gestão de SST

Outro assunto da área que precisamos fomentar é na gestão de SST nas empresas. Quando perguntado sobre, Nivaldo afirma que todas as empresas de todos os segmentos econômicos do Brasil devem implantar os programas de SST e realizar campanhas internas e demais ações em prol da Saúde e Segurança do trabalhador.

E a notícia boa é que atualmente as empresas estão mais conscientizadas das ações preventivas de acidentes no ambiente de trabalho. Tais ações são consideradas diretrizes do método compliance, que também já explicamos aqui no blog.

E para finalizar o primeiro artigo da Entrevista com Especialista, pedimos ao Nivaldo para comentar sobre como extrair informações da área de SST no mercado de trabalho:

Temos vários meios de aprender e ficar por dentro das atualizações das normas de SST , desde do site Ministério do trabalho , Blogs entre outros mas também precisamos saber em qual meio de comunicação podemos confiar, por exemplo a Ius Natura que sempre traz novidades para nós prevencionistas.

Conheça mais sobre o técnico em SST, Nivaldo Barbosa, em seu perfil no Facebook.

*Feito por Ingrid Stockler – Colaboradora da Ius Natura

Ius Natura © 2019. Todos os direitos reservados.