Técnico em Segurança do Trabalho

Feliz Dia Nacional do Técnico em Segurança do Trabalho

Conformidade Legal

Celebramos hoje, dia 27 de novembro, o Dia Nacional do Técnico em Segurança do Trabalho (SST), profissional prevencionista que atua na gestão da saúde e segurança de todos os trabalhadores em um ambiente de trabalho.

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Esta data foi escolhida por causa da Lei nº 7.410, sancionada no dia 27 de novembro de 1985, responsável pela regulamentação das profissões de Técnico de Segurança do Trabalho e de Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Funções do Técnico em Segurança do Trabalho 

Responsável por gerenciar medidas preventivas de Saúde e Segurança do Trabalho, o Técnico de SST cria medidas e ações para garantir a integridade de todos os colaboradores de uma empresa.

Assim, por meio de estudos e estratégicas, ele propõe maneiras de evitar acidentes de trabalho, cria soluções para evitar/diminuir os riscos e perigos de todas as funções exercidas naquele ambiente de trabalho.

O técnico pode ser um colaborador fixo da empresa ou terceirizado e atua como Consultor em SST. Se for a segunda opção, ele é demandado periodicamente para analisar o ambiente do trabalho, verificar se existem perigos e riscos.

Caso haja algum risco, o Consultor em SST deve:

  • Elaborar relatórios sobre lesões, acidentes e demais avarias;
  • Emitir boletins de segurança e
  • Ministrar cursos para educar os funcionários sobre práticas que podem evitar acidentes.
Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho 

Mas e o Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho, não trata da mesma coisa? Entendemos a confusão, mas não, não são a mesma coisa e te explicamos agora:

Já falamos aqui sobre o Movimento Abril Verde, que dedica o mês de abril à prevenção dos acidentes do trabalho e adoecimento ocupacional e celebra, no dia 28 do mesmo mês, o dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho, data em que o movimento teve início a nível mundial.

Mas devido a gravidade do tema (cerca de dois milhões de pessoas morrem anualmente por acidentes e doenças de trabalho no mundo), foi importante designar uma data para celebrar, especialmente, a profissão do Técnico em Segurança do Trabalho, e chamar atenção para os número elevados de mortes e acidentes no mundo todo.

Temos também outra data importante para o assunto, que é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, celebrado todo dia 27 de julho. Este dia foi criado na década de 1970, após organismos internacionais financiadores do Brasil pressionar o país sobre seu alto número de acidentes e mortes no trabalho.

*Feito por Ingrid Stockler – Colaboradora da Ius Natura

Ius Natura © 2019. Todos os direitos reservados.