Semana Mundial do Meio Ambiente

Uma Só Terra | Semana Mundial do Meio Ambiente 2022

Meio Ambiente

Temática: Uma Só Terra, traz considerações e orientações para pautas socioambientais. Entenda como o tema escolhido pela ONU em 2022, impactou a Semana Mundial do Meio Ambiente. Confira!

Atualizado em 07.06.2022

Semana Mundial do Meio Ambiente

Instituída em junho de 1972 pela Organização das Nações Unidas – ONU, na Conferência de Estocolmo, na Suécia.

O objetivo da criação da Conferência era de conscientizar e incentivar países a adotarem posturas sociais e econômicas em prol da preservação do Meio Ambiente. Por isso, a ONU separou um período para as tratativas de questões ambientais.

O primeiro encontro, aconteceu em 1972 e contou com a participação de 113 países e de 400 instituições para debater ideias e desenvolver soluções em busca da preservação do Meio Ambiente.

Durante o encontro – que ficou conhecido como Conferência de Estocolmo – foram estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo planeta:

Além disso, ficou evidente a necessidade que cada país tem em construir um arcabouço legal próprio voltado para a preservação ambiental.

Então, foi incorporada à Constituição da República Federativa do Brasil de 27 de maio de 1981, a diretriz que dedica um capítulo inteiro ao Meio Ambiente.

Destacamos o seu artigo 225:

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

No Brasil, a Semana Mundial do Meio Ambiente foi estabelecida em 1981, através do Decreto 86.028 que tem como finalidade aumentar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio brasileiro.

Estocolmo + 50 e o tema: Uma Só Terra

Neste ano (2022) a Organização das Nações Unidas celebra 50 anos desde sua primeira Conferência e para homenagear este período tão importante para as causas ambientais, a temática escolhida para debate foi a mesma definida no primiro encontro em 1972, cujo o título é: ”Uma Só Terra”.

Com o avanço da tecnologia e as potencias industriais, o tripé socioambiental tornou-se cada vez mas importante e delicado ao ser debatido.

Países desenvolvido e em desenvolvimento precisam alinhar as limitações, questões econômicas e cultural cada vez mais com os princípios estabelecidos nas cartilhas e agendas ambientais.

Temática ”Uma Só Terra”

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente elaborou o Guia Prático #UmaSóTerra, com o objetivo de nortear os governos, a população e as organizações sobre as principais ações ambientais que devem ser colocadas em práticas para um verdadeiro impacto ambiental global. 

A diretora executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente citou sobre o tema: Uma Só Terra, escolhido para 2022:

“Precisamos entender que temos apenas este mundo, este único planeta. Temos que nos mover juntos e alcançar essa sustentabilidade a longo prazo.”

Com esse tema, busca-se a restauração do equilíbrio natural e a melhor qualidade de vida.

Estão entre as ações:

  • Restaurar de áreas de nascentes;
  • Implantar sistemas agroflorestais mecanizados;
  • Capacitar agricultores, fazendeiros e extensionistas em boas práticas de Meio Ambiente;
  • Realização de Webinares de conscientização, dentre outros.

Vídeo produzido pela ONU sobre o tema: Uma Só Terra, para a semana do Meio Ambiente

Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas

Ano passado, em 2021, foi inaugurado a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030.

Essa década objetiva o aumento, em larga escala, da restauração dos ecossistemas, visando lutar contra a crise climática, minimizar a extinção e perda de espécies e melhorar a qualidade de vida dos seres.

A ONU definiu a duração da Década da Restauração, pelo período de 2021 até 2030, sendo este o prazo final para se atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Clique AQUI para conhecer os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU!

Além disso, essa foi o traço na linha do tempo que os cientistas teriam visualizado como crítica para evitar os piores impactos das mudanças climáticas.

Segundo a ONU:

O ser humano, vivendo sua natureza de ser social, usa, modifica, constrói e, infelizmente, destrói seu próprio ambiente. Por isso, ao se cuidar dos ecossistemas, protegendo e restaurando a natureza, resgata-se e garante-se seus serviços essenciais, como a produção de água, a estabilidade climática, a fertilidade do solo e a riqueza da biodiversidade, elementos indispensáveis à sobrevivência dos povos

Dia Mundial do Meio Ambiente

Durante todo o mês de junho a celebração e conscientização para o Meio Ambiente é intesa. No entanto é no dia 05 de junho que celebra-se mundialmente o Dia do Meio Ambiente.

Nesta data, escolas, universidades, organizações e ativistas dedicam-se para promover maior conscientização de cuidado para o Meio Ambiente.

Como participar do Dia Mundial do Meio Ambiente com a temática: Uma Só Terra?

Qualquer atitude pode servir como celebração e perpetuação do movimento, por exemplo:

  • plantar árvores;
  • promover campanhas de reciclagem;
  • promover e aperfeiçoar a coleta seletiva da sua região e fazer limpeza de florestas ou de praias;
  • reunir pessoas para debater repensar suas atitudes;
  • organizar uma composteira na sua casa ou prédio para tratar o lixo orgânico;
  • produzir materiais de divulgação como vídeos, fotos e textos sobre as causas ambientais;

Sendo assim, pensando em contribuir ainda mais com a sustentabilidade do planeta, a Ius Natura preparou um bate-papo sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente e seus impactos nas organizações.


A comunicadora e advogada ambientalista Manuelle Meira e a internacionalista e ativista climáttica Ana Corrêa preparam essa live se encontram na quinta-feira dia 09/06/2022, às 19h no canal da Ius Natura trazendo os pontos relevantes sobre esta celebração do tema: Uma Só Terra.

Para assistir a live é só clicar AQUI ou no vídeo abaixo e se inscrever.

A Ius Natura tem como missão preservar o meio ambiente aplicando tecnologia de ponta na Gestão dos Requisitos Legais das empresas. Para manter sua empresa alinhada com os requisitos necessários, Clique AQUI para solicitar suas proposta. 

*Por Tatyanne Werneck e Manuelle Meira

Ius Natura © 2022. Todos os direitos reservados.