Como a Ius pode te ajudar?
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Soluções em Gestão de Requisitos, Conformidade Legal, Compliance, SGI e ESG
Conte com as soluções personalizadas da Ius, para construirmos juntos, estratégias seguras que simplificam a busca pela conformidade legal, otimizam processos e te auxiliam na evolução da sua gestão.
Diversidade de soluções personalizadas para você!
Soluções que simplificam os ciclos e processos necessários para garantir a sua conformidade legal.
Auditorias
Diversidade em Auditorias, para atender às normas, suas necessidades e verificar a conformidade de todos os seus processos.
Soluções Jurídicas e Técnicas
Acompanhamento, atualização e esclarecimento de questões jurídicas relevantes para seu negócio.
Soluções SGI
Consultoria especializada e com base nas Normas ISO, para implantação, manutenção e integração do seu SGI.
Soluções para Fornecedores
Otimizamos a gestão dos seus fornecedores, desde o conhecimento das obrigações, até a verificação e registro da conformidade.
Soluções para Gestão de Documentos
Facilidade no controle e atendimento aos documentos e suas obrigações e “Outros Requisitos”, ações e prazos associados.
Soluções para AIPR
Auxílio especializado para identificar e monitorar os Aspectos, Impactos, Perigos e Riscos da sua organização.
Soluções para Ocorrências e Riscos
Centralize a gestão de Não Conformidades e Ocorrências e a definição de critérios de prioridade, com base em seus riscos.
Soluções ESG
Você e sua equipe capacitados em Sistema de Gestão, Requisitos Legais, Sustentabilidade e ESG.
Especialistas em Gestão de Requisitos Legais
Certificados nas ISOs
Especialistas em Compliance
Especialistas em Sistema de Gestão
Soluções sob medida para atender suas necessidades
Tornamos a conformidade legal mais acessível com processos simplificados e eficazes.
Auditoria Legal Compulsória
Com o foco em compliance e em conformidade legal, oferecemos diversas auditorias, para suprir suas diferentes necessidades nesse sentido, já que várias normas exigem a realização de auditorias internas compulsórias. Ajudamos sua organização a atender este requisito, verificamos sua conformidade com tal legislação, a adequação da gestão da norma, as evidências de atendimento e indicamos não conformidades e formas de saná-las.
Alguns exemplos de auditorias que podem estar no seu radar:
Auditoria de Sistema de Gestão da Segurança Operacional - SGSO - exigido pela ANP (Resolução ANP 43/2007)
Auditoria Ambiental exigida pela FEPAM / RS (Resolução FEPAM 32/2016)
Auditoria Ambiental CONAMA exigida para portos organizados e instalações portuárias, plataformas e suas instalações de apoio e refinarias (Resolução CONAMA 306/2002)
Auditoria de Plano de Gerenciamento de Riscos exigido pela CETESB / SP (Norma Técnica CETESB P 4.261)
Auditoria de Diagnóstico de Plano de Atendimento a Emergências em Barragens de Mineração - PAEBM - exigida pela ANM (Resolução ANM 95/2022)
Auditoria de Fornecedores/Terceiros
Após alinharmos suas demandas relacionadas a determinado terceiro e definirmos os critérios e requisitos, avaliamos e auditamos o sistema de gestão, processos e práticas, a fim de verificar a conformidade dele com os assuntos priorizados, com a legislação, requisitos contratuais, regulamentos e etc. Te auxiliamos no monitoramento da relação, na prevenção e no conhecimento das não conformidades e recomendações de melhoria
Due Diligence Ambiental
Garanta segurança e transparência em suas operações e investimentos. A Due Diligence Ambiental é um processo detalhado de avaliação dos riscos e passivos ambientais de um empreendimento, essencial para fusões, aquisições, financiamentos e tomadas de decisão estratégicas. Nossa análise minuciosa permite identificar riscos ocultos, avaliar conformidade legal e mitigar impactos ambientais, protegendo sua empresa de possíveis passivos.
Etapas:
Levantamento de Informações: coleta de documentos, licenças e históricos ambientais.
Análise de Conformidade: verificação do atendimento a normas ambientais e regulatórias.
Identificação de Riscos e Passivos: avaliação de impactos ambientais, contaminações e passivos jurídicos.
Emissão de Relatório Técnico: documento detalhado com diagnóstico, riscos mapeados e recomendações de mitigação.
Minimize riscos e tome decisões seguras com uma Due Diligence Ambiental especializada!
Acompanhamento de Auditorias de Certificação ISO
Esta é uma modalidade de visita técnica em que um de nossos consultores especialistas acompanhará a sua auditoria de certificação, tornando o processo de auditoria mais seguro, evitando não conformidades indevidas, e facilitando a obtenção/manutenção das certificações.
Durante a visita, o consultor da Ius ficará disponível para:
Esclarecer questionamentos sobre a legislação aplicável a seu negócio à equipe interna ou ao auditor responsável;
Apoiar sua empresa na defesa de possíveis não conformidades legais que surgirem durante a auditoria;
Elaborar recursos para não-conformidades indevidas;
Elaborar pareceres legais durante a auditoria.
Realizar ajustes dos registros do seu CAL, durante a auditoria;
Elaborar planos de ação para eventuais não-conformidades;
Ajuste Técnico
Por meio do ajuste técnico, um consultor Ius te auxiliará na adequação do seu CAL. Para isso, ele irá:
Revisar o Formulário de Hipótese de Incidência, para tornar seu CAL mais assertivo;
Avaliar a aplicabilidade dos requisitos listados em seu CAL;
Mapear as áreas da sua organização responsáveis pelos requisitos aplicáveis;
Orientar quanto ao uso da ferramenta;
Auxiliar no cadastro dos usuários pontos focais e muito mais.
Essa ajuda vai potencializar o uso do CAL e garantir que solução se adeque a realidade do seu negócio.
Acompanhamento de Projeto de Lei
Monitoramos os projetos de lei e demais proposições legislativas em tramitação e, direcionamos a você aqueles que podem impactar suas atividades caso venham a ser aprovados. Além disso, indicamos o texto e o status de andamento da tramitação atualizados. Gerencie adequadamente os riscos de sua organização antecipando tendências legislativas.
Parecer Jurídico
Solucionamos dúvidas e analisamos situações jurídicas complexas, esclarecendo processos e temas controversos que possam afetar sua organização. Após pesquisas personalizadas, análise de fatos e efeitos, de jurisprudência e de questões jurídicas, e consulta a órgãos, oferecemos respostas formais sobre como agir, como se resguardar, e sobre a aplicabilidade de normas, entre outras possibilidades.
Assessoria Jurídica para EIA/RIMA ou RCA/PCA
Com este serviço, elaboramos o capítulo de legislações aplicáveis à futura operação do empreendimento. Analisamos as características do empreendimento candidato ao licenciamento e elencamos as normas atualizadas aplicáveis a ele, de forma customizada. Ou seja, a listagem considera suas atividades, localidade, aspectos ambientais, dentre outras especificidades.
Este é um capítulo obrigatório no EIA/RIMA e no RCA/PCA. Além disso, a listagem das normas também serve como base para a análise técnica e caracterização do empreendimento.
Estudo Técnico
É uma pesquisa extensa relacionada a um tema de interesse. Com este serviço, realizamos o levantamento de informações (legislações e obrigações legais) de assuntos do seu interesse.
Caso tenha alguma dúvida e necessite de dados relacionados a determinado assunto, nós te auxiliamos a compreendê-lo através do Estudo Técnico, através do qual:
Definimos conceitos;
Identificamos legislações e obrigações aplicáveis em âmbito federal, estadual e municipal;
Identificamos os documentos necessários para evidenciar o cumprimento da legislação.
Ao final, disponibilizaremos um consolidado com todas as informações de interesse sobre o tema específico.
Treinamentos Jurídicos
Neste serviço, um consultor irá capacitar os responsáveis pela gestão dos Requisitos Legais e o público interno da sua empresa, para que compreendam, dominem e atendam à legislação aplicável ao seu negócio. A Ius possui um portfólio de cursos e temas que podem agregar a Gestão de Requisitos Legais do empreendimento.
O conteúdo é direcionado àquilo que se enquadra à realidade das empresas e, além disso, o treinamento estará aberto para dúvidas! E, ao final, todo conteúdo abordado será disponibilizado aos participantes.
Os Treinamentos Jurídicos tornam o processo de atendimento legal mais seguro, e capacitam seu colaborador para avaliar e evidenciar o cumprimento às obrigações legais.
Implementação de Sistema de Gestão
A implementação de um Sistema de Gestão eficiente pode ser a diferença entre uma empresa que apenas segue normas e uma que se destaca no mercado. Nosso serviço foi desenvolvido para garantir que sua organização não apenas cumpra os requisitos, mas também otimize processos, aumente a produtividade e reduza riscos.
Com uma abordagem estratégica e personalizada, ajudamos sua empresa em todas as etapas da implementação:
Diagnóstico Completo
Treinamentos Especializados
Formação de Auditores Internos
Engajamento da Alta Direção – Sensibilização para garantir suporte e alinhamento estratégico.
Com a nossa expertise, você implementa um Sistema de Gestão que não apenas atende às exigências regulatórias, mas impulsiona resultados reais para o seu negócio.
Desenvolvimento de Sistema de Gestão
Nosso serviço de Desenvolvimento de Sistema de Gestão tem como objetivo aprimorar e estruturar os processos internos da sua empresa, garantindo que seu sistema esteja bem documentado, organizado e alinhado com as normas aplicáveis. Ajudamos na identificação de melhorias, no levantamento de riscos e impactos e na padronização das informações, tornando sua gestão mais segura e eficiente.
Mapeamento de Processos: Analisamos e estruturamos os processos internos da organização.
Levantamento de Riscos e Impactos: Identificamos e cadastramos Aspectos e Impactos Ambientais, Perigos e Riscos, HACCP/APPCC e realizamos revisão energética.
Revisão e Padronização Documental: Atualizamos e ajustamos informações documentadas conforme os requisitos normativos.
Consultoria para Melhoria Contínua: Identificamos oportunidades de otimização e sugerimos aprimoramentos para tornar o sistema mais eficiente.
Desenvolva um Sistema de Gestão estruturado, atualizado e alinhado às melhores práticas!
Auditoria de Sistema de Gestão
Avaliamos a adequação, atualização e eficácia do seu sistema de gestão, em alcançar objetivos estratégicos. Para isso, verificamos a adequação de seus processos e atividades com as Normas ISO, normas e regulamentos aplicáveis. Identificamos não conformidades e oportunidades de melhoria, te ajudando a otimizar suas operações, garantir a conformidade e a preparar-se para auditorias externas.
Diagnóstico de Sistema de Gestão
Verificamos a maturidade e nível de adequação do seu sistema de gestão, às práticas recomendadas pelas Normas ISO pretendidas. Oferecemos um checklist com os itens da norma ISO de referência, com a avaliação das evidências relativas à adequação do sistema de gestão da organização a cada item. Indicamos um percentual de conformidade a cada item, ações necessárias, não conformidades e oportunidades de melhoria.
Acompanhamento de Auditorias de Certificação ISO
Esta é uma modalidade de visita técnica em que um de nossos consultores especialistas acompanhará a sua auditoria de certificação, tornando o processo de auditoria mais seguro, evitando não conformidades indevidas, e facilitando a obtenção/manutenção das certificações.
Durante a visita, o consultor da Ius ficará disponível para:
Esclarecer questionamentos sobre a legislação aplicável a seu negócio à equipe interna ou ao auditor responsável;
Apoiar sua empresa na defesa de possíveis não conformidades legais que surgirem durante a auditoria;
Elaborar recursos para não-conformidades indevidas;
Elaborar pareceres legais durante a auditoria.
Realizar ajustes dos registros do seu CAL, durante a auditoria;
Elaborar planos de ação para eventuais não-conformidades;
Qualificação de Terceiros e Fornecedores Críticos em SSMA
Levantamos as obrigações críticas de SSMA aplicáveis ao tipos de fornecedores com base nas atividades contratadas, e as listamos em seu procedimento de qualificação de fornecedores, de forma a apoiar a conformidade legal dos processos de aquisição de produtos e serviços mais estratégicos para sua organização, ou que oferecem maior risco ao seu negócio.
Cadastro e Elaboração de Lista de Verificação de Outros Requisitos/Documentos
Cadastramos todos seus documentos relevantes e indicamos as obrigações neles previstas. Assim, otimizamos o tempo destinado à gestão dos seus documentos e a tornamos mais segura e eficiente, simplificando o controle da validade, dos prazos e do registro de atendimento de cada documento.
Matriz de Retenção de Documentos
Através deste serviço, indicamos por quanto tempo você deve manter cada um dos seus documentos arquivados, de acordo com o prazo exigido pela norma e, caso não exista um prazo legal, sugerimos um período de arquivamento adequado ao seu processo.
Como funciona a Matriz de Retenção de Documentos?
Identificamos todos os documentos listados pela sua empresa, ou previstos nas normas legais aplicáveis a sua organização, dos escopos de Meio Ambiente e Saúde e Segurança Ocupacional;
Analisamos cada um destes documentos e indicamos qual o tempo de arquivamento previsto nas normas referentes a cada um deles, ou sugerimos um prazo adequado, caso não haja previsão;
Indicamos os prazos prescricionais das infrações relacionadas a cada documento.
Avaliação da Aplicabilidade de Norma Técnicas
Garantimos que você tenha uma listagem segura e personalizada das Normas Técnicas realmente aplicáveis a sua organização, e te ajudamos a cumprir as exigências relacionadas a seu monitoramento e aquisição.
Elaboração de Lista de Verificação de Normas Técnicas
A fim de garantir a sua conformidade com as NTs aplicáveis, facilitar o seu monitoramento e compreensão dos comandos, avaliamos o texto da NT, identificamos as obrigações trazidas e as simplificamos em um formato de checklist objetivo. Dessa forma, a sua gestão das Normas Técnicas será completa, e você conseguirá estabelecer os procedimentos necessários para atendê-las.
Verificação de Conformidade de Documentos - Outros Requisitos
A fim de garantir uma gestão adequada e a conformidade com seus “Outros Requisitos”, como aqueles previstos em documentos, identificamos, interpretamos e evidenciamos o atendimento a estas obrigações. Assim, poupamos o tempo da sua equipe e garantimos um monitoramento completo e seguro!
Auditoria de Conformidade Legal de Documentos - Outros Requisitos
Simplificamos o processo obrigatório de avaliação da conformidade da sua empresa, em relação às obrigações trazidas por documentos aplicáveis a ela. Verificamos a adequação da organização aos “Outros Requisitos” aplicáveis, se a gestão dos mesmos está correta, indicamos não conformidades e formas de saná-las.
Verificação de Conformidade das Normas Técnicas
A fim de garantir uma gestão adequada e a conformidade com as NTs aplicáveis, auxiliamos sua organização a demonstrar o atendimento a elas. Para isso, levantamos as NTs aplicáveis, identificamos e interpretamos as obrigações trazidas por elas e registramos as evidências que comprovam sua adequação.
Levantamento AIPPR
Avaliamos seus processos e instalações, a fim de levantar e registrar os Aspectos e Impactos Ambientais e os Perigos e Riscos Ocupacionais envolvidos no exercício das suas atividades, associando-os à legislação pertinente. Para dar ainda mais segurança ao levantamento de AIPR, aplicamos a metodologia Ius, certificada e referência no mercado.
Correlação de AIPR
Depois de realizado o levantamento de AIPR, os seus Aspectos e Impactos e Perigos e Riscos deverão ser correlacionados às normas pertinentes a cada um deles. Ou seja, cada um será relacionado às normas que estabelecem algum controle operacional ou obrigação para gestão daquele Aspecto/Impacto ou Perigo/Risco.
Se você tiver acesso ao Módulo de AIPR, a correlação e atualização das normas é automática e contínua, já que isso ocorre naturalmente no Sistema CAL®. Entretanto, caso o seu levantamento e sua correlação tenham sido elaborados em Excel, ou em outro formato fora do Sistema CAL®, os dados referentes às normas legais devem ser periodicamente revistos, já que as leis são frequentemente alteradas e você deve estar em dia com tais mudanças.
Gestão de Riscos
Nos aprofundamos nas suas necessidades relacionadas à gestão de riscos, construímos estratégias eficientes, definimos as ações necessárias e as classificamos em prioridades. Isso com base em suas atividades e índice de conformidade, considerando as obrigações mais críticas e que oferecem maiores riscos de passivo ao seu negócio.
Diagnóstico de Maturidade ESG
Avalie o estágio atual da sua empresa na jornada ESG. Nosso diagnóstico de maturidade ESG identifica gaps, oportunidades e fortalezas nos pilares ambiental, social e de governança, fornecendo um roadmap estratégico para impulsionar suas práticas de sustentabilidade e conformidade.
Etapas:
Coleta de Informações: entendimento das práticas e políticas atuais da empresa;
Análise de Dados: identificação de gaps e oportunidades de melhoria;
Avaliação de Maturidade: classificação do nível de maturidade ESG;
Relatório e Recomendações: entrega de um relatório detalhado com sugestões práticas.
Torne sua estratégia ESG mais assertiva e conectada às expectativas do mercado!
Relatório de Materialidade
Saiba quais temas ESG são mais relevantes para o seu negócio e stakeholders. Nosso relatório de materialidade analisa os impactos, riscos e oportunidades da sua empresa, garantindo um direcionamento estratégico alinhado às melhores práticas e padrões internacionais.
Etapas:
Identificação de Stakeholders: mapeamento das partes interessadas.
Coleta de Informações: pesquisa e engajamento com stakeholders.
Análise de Materialidade: avaliação dos temas mais relevantes para a empresa.
Relatório Final: apresentação dos resultados e temas prioritários.
Torne sua estratégia ESG mais assertiva e conectada às expectativas do mercado!
Auditoria ESG
Garanta a transparência e a conformidade das suas práticas ESG. Nossa auditoria ESG avalia processos, políticas e indicadores para verificar sua aderência às diretrizes regulatórias e padrões do setor, identificando oportunidades de melhoria e mitigação de riscos.
Etapas:
Planejamento da Auditoria: definição do escopo e critérios de avaliação.
Coleta de Evidências: inspeção de documentos e entrevistas com stakeholders.
Análise e Avaliação: verificação de conformidade e identificação de não conformidades.
Relatório de Auditoria: emissão de relatório com achados e recomendações.
Aumente a credibilidade da sua empresa com uma auditoria ESG detalhada!
Auditoria de Fornecedores ESG
Assegure que sua cadeia de suprimentos esteja alinhada aos seus compromissos ESG. Nossa auditoria de fornecedores ESG analisa práticas ambientais, sociais e de governança dos seus parceiros, ajudando a mitigar riscos e garantir uma gestão sustentável e responsável.
Etapas:
Seleção de Fornecedores: identificação dos fornecedores críticos para a auditoria.
Definição de Critérios: estabelecimento dos parâmetros de avaliação ESG.
Avaliação no Local: inspeções e entrevistas com fornecedores.
Relatório de Auditoria: documentação dos achados e propostas de melhoria.
Tenha fornecedores mais éticos, sustentáveis e alinhados aos seus valores!
Relatório de Sustentabilidade
Demonstre o compromisso da sua empresa com a sustentabilidade de forma clara e estratégica. Nosso relatório de sustentabilidade segue padrões internacionais, traduzindo seus avanços ESG em uma comunicação transparente e impactante para stakeholders, clientes e investidores.
Etapas:
Coleta de Dados: compilação de informações sobre práticas e indicadores ESG.
Análise e Consolidação: revisão dos dados coletados e identificação de destaques.
Redação e Design: criação de um relatório atrativo e informativo.
Publicação e Divulgação: compartilhamento do relatório com stakeholders e público-alvo.
Fortaleça a reputação da sua empresa e engaje seu público com um relatório ESG completo!