Acompanhe neste artigo informações fundamentais para realizar o licenciamento ambiental de atividades radioativas. Aqui, vamos explicar o que elas são, como é feita a regulamentação por meio de leis e instruções normativas, e o papel do Ibama.
Contextualizando,
A radioatividade, que foi descoberta em 1896, é um fenômeno nuclear que é provocado pela emissão de energia movida pela desintegração de um conjunto de elementos químicos (átomos).
Só é radioativo o elemento que tem seu núcleo instável. A estabilidade do núcleo atômico é determinada pelo número de massa (A), ou seja, quantidade de prótons mais nêutrons. A estabilidade só é rompida nos átomos com número de massa muito grande. A partir do polônio (Pó-84), todos os elementos têm instabilidade.
Fonte: SóQ
Exemplos de alguns elementos radioativos:
Com a publicação da Instrução Normativa (IN) Ibama 01/16, se fez necessário regulamentar as atividades radioativas, a partir de três hipóteses, conforme definido pela IN:
A IN 1/16 veio exatamente resolver este conflito. Esta norma estabeleceu os devidos procedimentos para aqueles empreendimentos que ainda irão obter a licença ambiental para iniciar funcionamento, como também para a regularização daqueles que já se encontram em funcionamento.
A regularização, como já explicado, são para os casos listados no artigo 15, citado acima.
Explicação:
Em agosto de 2018, o Ibama publicou a Instrução Normativa (IN) nº 19/2018 que estabelece procedimentos para a regularização de licenciamentos ambientais de atividades radioativasou de empreendimentos que realizam o manuseio de Radioisótopos (UMR) identificados pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
Considerando que a alínea “g” do inciso XIV do artigo 7° da Lei Complementar n° 140, de 08 de dezembro de 2011, estabeleceu como ação administrativa da União a promoção do licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades destinados a pesquisar, lavrar, produzir, beneficiar, transportar, armazenar e dispor material radioativo, em qualquer estágio, ou que utilizem energia nuclear em qualquer de suas formas e aplicações, mediante parecer da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN
Em seu art. 1º, é definido a atuação de uma UMR, que destina-se às atividades de pesquisa, cultivo, produção, transporte, armazenamento e dispor material radioativo, em qualquer estágio, ou que utilizem energia nuclear em qualquer de suas formas e aplicações.
Dessa forma, fica sob responsabilidade do Ibama – considerando os empreendimentos enquadrados na referida Lei Complementar nº 140/2011 -, a regularização e/ou o licenciamento ambientais daqueles em que seus procedimentos de UMR sejam considerados sujeitos ao processo de Licenciamento Ambiental Federal (LAF) conforme a especificidade de cada empreendimento.
Além disso, todo empreendimento sujeito ao licenciamento ambiental dispostos por esta IN deve preencher a Ficha de Caracterização de Atividade (FCA), disponível no serviço online do sítio eletrônico do Ibama.
De acordo com a IN 19/2018, o Ibama define quais empreendimentos autorizados pela CNEN devem apresentar o LAF, citado acima.
É possível encontrar a ficha técnica com os empreendimentos que se enquadram no LAF por manusearem Radioisótopos de impacto ambiental, no ANEXO da Instrução Normativa. Confira a imagem abaixo:
Obs.: se a CNEN declarar, por meio de documento oficial, que um UMR não gera impacto ambiental considerável, o empreendimento não é obrigado a portar licenciamento ambiental. Porém:
Todavia o empreendimento que opera tais procedimentos é passível de licenciamento ambiental e, ainda, caso se enquadre em alguma outra alínea (a,b,c,d,e,f,ou,h) do inciso XIV do Art.7º da LC140/11, o mesmo será promovido por competência do Ibama.
Assim, a matéria da IN classifica os tipos de fonte de radiação conforme a CNEN, pois existem procedimentos específicos para cada atividade exercida pelo UMR.
*Feito por Ingrid Stockler – Colaboradora da Ius Natura
Feito por Juliana Caldeira e Manuelle Meira – Colaboradoras da Ius No artigo de hoje…
No artigo de hoje listamos os 6 principais passos para a certificação da ISO 9001…
No artigo de hoje, separamos os principais pontos da Gestão de Não Conformidades e como…
Manutenção do ar condicionado e qualidade do ar interno
Introdução A saúde e segurança dos trabalhadores no exercício de suas atividades sempre foi um…
Emprego Das Mulheres Em Trabalho Subterrâneo Uma Análise Sistemática Da Legislação Brasileira Nesse artigo, vamos…
Este site usa cookies para melhor entrega de conteúdo assertivo.