Por Tais Lima Martins Ferreira e Tatyanne de Mello Faria Werneck – Ius Natura
A responsabilidade social na pecuária tem como objetivo principal assegurar um ambiente de trabalho seguro e saudável, visando adotar medidas que proporcionem a qualidade e a segurança dos alimentos de modo a atender as demandas do mercado. Através das boas práticas inseridas na responsabilidade social é possível atingir um sistema produtivo ecologicamente viável, o que resultará em uma futura certificação por órgãos internacionais.
Adotar a certificação SA 8000 significa que a organização deve considerar o impacto social de suas operações, bem como as atividades que seus funcionários e parceiros desempenham e, como consequência desse controle, será possível atingir, dentre outros, os seguintes benefícios:
E como inserir o escopo de Responsabilidade Social nos processos da empresa?
Considerando que a pecuária de corte representa uma das principais atividades geradoras de renda e empregos, faz-se necessário inserir tal escopo, de modo a utilizar das boas práticas na dimensão social e econômica. Para tanto, a empresa deverá seguir algumas diretrizes da esfera trabalhista, quais sejam:
Nesse sentido, vários projetos de autoria da WWF-Brasil, da Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO) e do Grupo de Trabalho de Pecuária Sustentável (GTPS) foram criados com o objetivo de apoiar a pecuária e o consumo sustentáveis, visando estimular tais práticas. Em 2012 foi criado um programa similar, chamado programa Novo Campo, realizado através de uma parceria entre o Instituto Centro de Vida com a Embrapa e o Imaflora, em que seis propriedades de gado de corte em Alta Floresta (MT) foram analisadas.
Nesse projeto houve a substituição do modelo tradicional pecuarista, que tem como características a baixa produtividade e pouco uso de tecnologia, por um modelo de medidas sustentáveis. Esse modelo melhorou a ocupação da terra de 0,76 boi por hectare para 1,6 e o aproveitamento para 11 arrobas por hectare ao ano, fazendo com que conseguissem um lucro de quase 10 vezes mais do que antes recebiam, como por exemplo, quem antes recebia R$100,00 por hectare passou a receber R$974, segundo relatórios.
Entretanto, cabe ressaltar a proibição acima disposta sobre a utilização do trabalho análogo ao de escravo ou infantil: até os dias atuais, a pecuária representa o maior índice do trabalho de escravos no Brasil, juntamente com a agricultura (produção de cana-de-açúcar, soja e algodão), a indústria têxtil e a construção civil. Adotando e cumprindo com as normas regulamentadoras, bem como com práticas do escopo de responsabilidade social, a organização vai auxiliar a extinguir o “Ciclo do Trabalho Escravo”, no qual o empregado sujeitado às condições indignas que consegue fugir, mesmo avisando as autoridades sobre a situação vivenciada, retorna a sua cidade nas mesmas condições precárias de antes de aceitar tal exploração, se tornando alvo de outro trabalho análogo ao de escravo para manter sua sobrevivência e a de sua família.
O mercado demonstra uma grande urgência na adequação das empresas do ramo do agronegócio e, por isso, reitera-se a latente necessidade de adoção do escopo de responsabilidade social, principalmente, visando garantir a segurança do trabalhador, que é parte fundamental na cadeia produtiva.
É de suma importância que essas organizações se engajem em atender as normas relativas à esse escopo, mas também aos de saúde e segurança do trabalhador, meio ambiente, qualidade e segurança de alimentos, de modo que o processo desde a sua produção até a comercialização de seu produto seja o mais correto e sustentável possível, o que trará benefícios tanto em âmbito pecuniário quanto em âmbito ecológico. Destacar-se da reputação pejorativa é um diferencial que vai aumentar a visibilidade da empresa, gerar confiança, aumentar lucros e investidores, além de, é claro, dar condições dignas de trabalho a seus funcionários, com saúde e segurança, o que melhorará a produção e o serviço em si.
Feito por Juliana Caldeira e Manuelle Meira – Colaboradoras da Ius No artigo de hoje…
No artigo de hoje listamos os 6 principais passos para a certificação da ISO 9001…
No artigo de hoje, separamos os principais pontos da Gestão de Não Conformidades e como…
Manutenção do ar condicionado e qualidade do ar interno
Introdução A saúde e segurança dos trabalhadores no exercício de suas atividades sempre foi um…
Emprego Das Mulheres Em Trabalho Subterrâneo Uma Análise Sistemática Da Legislação Brasileira Nesse artigo, vamos…
Este site usa cookies para melhor entrega de conteúdo assertivo.