Dia da Amazônia: celebrado hoje, 5 de setembro, para enaltecer a maior floresta tropical do mundo e uma das maiores riquezas naturais do Brasil. E também para alertar a população: deve-se dar valor a Amazônia!
A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, detentora de uma biodiversidade sem precedentes, contendo inúmeras espécies da fauna e da flora, sendo muitas delas ainda desconhecidas.
Com sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio de florestas, o bioma é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta e a conservação dos recursos hídricos.
WWF – World Wildlife Fund
Com mais de sete milhões de km², a Floresta Amazônica abrange sete estados brasileiros e nove países da América Latina.
E não foi atoa que criaram o Dia da Amazônia para celebrar o tesouro brasileiro.
A Amazônia abriga inúmeras espécies da fauna e da flora (muitas ainda desconhecidas).
Pela grande extensão territorial, conseguimos entender a sua importância para o desenvolvimento da sociedade brasileira.
Devido a sua riqueza natural, a Floresta Amazônica tem sofrido, cada vez mais, com a interferência humana em atividades como a agroindústria, pecuária, hidrelétricas, extração de madeira (legal e ilegalmente) e a mineração.
Tais práticas são inerentes a economia e desenvolvimento do Brasil, mas é preciso alertar a população sobre o desmatamento que está, infelizmente, esgotando os recursos da Amazônia.
O Dia da Amazônia tem o objetivo de gerar reflexões sobre o limite sustentável da floresta. Como é possível gerar desenvolvimento e recursos provenientes da biodiversidade, sem que seja necessária destruição tamanha?
O dia 05/09 foi escolhido em homenagem a criação da Província do Amazonas (atual estado do Amazonas) por D. Pedro II em 1850.
“O Dia da Amazônia é um dia de celebração”, ressalta a secretária geral do WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito. “Nós temos conhecimento sobre os problemas e desafios do bioma, mas muito mais sobre as ferramentas que precisamos para vencê-los e quais os resultados que devemos atingir. Nosso trabalho tem se pautado na proposição de uma agenda positiva para o desenvolvimento sustentável do bioma”, avalia.
WWF – World Wildlife Fund
O valor da Amazônia vai muito além.
Ela foi pré-selecionada, em 2008, como uma das candidatas às Novas 7 Maravilhas da Natureza pela Fundação Sete maravilhas do mundo moderno.
E, em fevereiro de 2009, ela foi classificada em primeiro lugar no Grupo E, a categoria para as florestas, parques nacionais e reservas naturais.
Em 2018, durante o Workshop “As dimensões científicas, sociais e econômicas do desenvolvimento da Amazônia”, realizado no dia 16 de agosto, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), os cientistas participantes alertaram para a capacidade de absorção de carbono da Floresta Amazônica que está se reduzindo à zero.
O evento, que foi organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Inpa e Instituto Wilson Center, abordou o tema para a discussão sobre a estabilidade do clima do planeta Terra.
Nos últimos 20 anos, a vegetação da Floresta Amazônica possuía uma capacidade significativa em absorver carbono, o que garantia a estabilidade da atmosfera em relação à liberação de dióxido de carbono. Porém, essa capacidade está se esgotando e os cientistas consideram a atual situação muito preocupante.
As florestas tropicais, como a Amazônia, são consideradas os maiores estoques de carbono na Terra. Ele é tão importante, pois é o quarto elemento mais abundante na atmosfera e um dos gases de efeito estufa.
Dessa forma, se a floresta produz mais fotossíntese do que perde carbono, ela aumenta sua biomassa e estabiliza a atmosfera.
Julgando um possível cenário do futuro climático, a Amazônia pode começar a perder carbono para a atmosfera, o que aumentaria o aquecimento global, pois ela representa 10 anos de queima de combustível fóssil.
*Por Ingrid Stockler e Tatyanne Werneck
Feito por Juliana Caldeira e Manuelle Meira – Colaboradoras da Ius No artigo de hoje…
No artigo de hoje listamos os 6 principais passos para a certificação da ISO 9001…
No artigo de hoje, separamos os principais pontos da Gestão de Não Conformidades e como…
Manutenção do ar condicionado e qualidade do ar interno
Introdução A saúde e segurança dos trabalhadores no exercício de suas atividades sempre foi um…
Emprego Das Mulheres Em Trabalho Subterrâneo Uma Análise Sistemática Da Legislação Brasileira Nesse artigo, vamos…
Este site usa cookies para melhor entrega de conteúdo assertivo.