Hoje, 10 de novembro, no dia internacional da qualidade, celebra-se uma data relevante quando se pensa nos processos das empresas como um todo, desde a elaboração do produto até o atendimento ao cliente. A qualidade pode ser entendida como uma mentalidade, uma cultura, já que para atingi-la é necessário reavaliar processos de maneira crítica, almejando um padrão de excelência.
A data foi instituída pela ONU no ano de 1990 e já teve como temática diversos assuntos relevantes para se repensar sobre a qualidade e como ela se relaciona com a geração de valor para as partes interessadas, ou stakeholders. O tema escolhido para este ano é: “Consciência de Qualidade: Fazendo a coisa certa”.
A instituição que define responsável por definir os temas é o Chartered Quality Institute (CQI), que sempre buscam abordagens que ressaltem a importância da conscientização e envolvimento das empresas e dos colaboradores, quando o assunto é qualidade.
Em edições anteriores, a CQI abordou diversos temas que convergem para um mesmo objetivo que é o de prezar pela eficiência e qualidade nos processos das empresas. Os temas passaram por construção civil, sustentabilidade, a qualidade diante da crise econômica e o envolvimento dos colaboradores nos processos de qualidade.
Para este ano, o tema demonstra uma preocupação em expor para as empresas a importância e os benefícios de se responsabilizarem por suas atividades. Não somente em relação aos seus investidores, parceiros, acionistas, clientes (como é comumente abordado ao falar da gestão da qualidade), mas também e principalmente em relação aos seus colaboradores, ao meio ambiente e à sociedade.
Trazendo assim, a necessidade de adequar as decisões, as atividades, os processos, as intervenções sociais e ambientais e muito mais, às questões atuais envolvendo a sociedade e o meio ambiente, de forma consciente, humana e responsável.
O próprio CQI, diz que gerir a qualidade não se limita somente à elaboração e implementação de melhorias ao produto, mas também das estratégias e da metodologia empregada pela organização para incrementar o fluxo de valor, perceptível ou intangível, às partes interessadas. Neste ano, temos a oportunidade de refletir sobre a cultura e os processos corporativos e propor soluções para alcançar os padrões de qualidade à altura da empresa.
Como falamos anteriormente, ao tocar no assunto “qualidade dentro das empresas”, comumente a associamos e limitamos à qualidade de seus produtos e seus serviços e à satisfação dos seus clientes. Entretanto, a escolha do tema e o posicionamento do CQI, demonstraram-se muito atuais e condizentes com as exigências do mercado, já que há muito já se tem falado sobre o fato de estendermos os conceitos e a aplicação da gestão em qualidade, para todas as partes interessadas, incluindo o meio socioambiental.
Por isso, é possível perceber o quanto este posicionamento está alinhado com conceitos que temos falado e colo ele está nos radares das organizações, como é o caso do compliance e ESG.
Primeiro, ao dar o pontapé inicial na gestão da qualidade dentro da sua empresa, você e a sua equipe podem se fazer algumas perguntas norteadoras de acordo com alguns temas, como:
Trabalhe estas questões internamente para entender quais são os caminhos a serem tomados, quais serão o foco, os métodos e as prioridades. Assim, faça com que seu time internalize a mesma cultura adotada pela empresa, tendo a qualidade dos produtos e serviços e a satisfação dos seus clientes como foco.
Internamente, a Ius segue o Ciclo PDCA sugerido na ISO 9001 para realizar a gestão da qualidade, a fim de aprimorar nossos processos, o planejamento e a execução das estratégias e da nossa atuação.
Neste mesmo sentido, adotamos uma série de medidas a fim de garantir:
Conheça algumas dessas ações, na prática, para que você possa entender melhor, como tratamos a qualidade internamente e como você e sua organização podem se inspirar.
A fim de garantir que os nossos clientes estejam cada vez mais satisfeitos com os nossos produtos e serviços oferecidos, adotamos estratégias para acompanhá-los durante todo o período de parceria. O intuito é tê-los próximos de nós, auxiliar da melhor e mais qualificada forma possível, atender às suas necessidades em tempo hábil e tornar a sua rotina mais simples.
Para isso, apostamos em:
A Ius se preocupa e prioriza questões voltadas para a saúde e a segurança dos seus colaboradores, através de parcerias e incentivos, buscando estabelecer uma cultura e estratégias claras e alinhadas.
Algumas das ações adotadas foram:
Implementamos algumas práticas sustentáveis em nossa sede, dos quais é válido mencionar o sistema de coleta da água da chuva, o uso de energia elétrica limpa em nossa sede, separação e reciclagem de todos os resíduos gerados na sede, evitamos a liberação de CO2 no ambiente reduzindo a nossa pegada ecológica, além da organização de feiras com produtos orgânicos e sustentáveis.
Além disso, promovemos periodicamente alguns trabalhos de impacto social, como é o caso do programa “1 CAL = 1 cesta”, em que enviamos uma cesta básica por cada CAL vendido para a comunidade do Morro do Papagaio (que está ao ladinho da nossa sede).
Criamos impacto positivo na comunidade ao revitalizarmos a escadaria que liga a comunidade à rua Viçosa. Com isso, criamos um vínculo auspicioso com nosso entorno e doamos à sociedade aquilo que melhor podemos oferecer: impactos positivos.
Ademais, nossos colaboradores são idealizadores de alguns projetos como é o caso do Luz de Lu 2022, que ocorre há 7 anos e tem grande envolvimento de membros de nosso corpo de colaboradores.
Lembra que falamos das pesquisas de satisfação anteriormente? É aqui que elas entram!
Em conjunto, contamos com um time especializado de Projeto e Desenvolvimento e TI que são os responsáveis por essas melhorias. Não nos aquietamos!
E onde entram as pesquisas de satisfação? Sempre que recebemos apontamentos, sugestões de melhorias e afins, os encaminhamos para o time de desenvolvimento, para que eles procurem soluções para mitigar ou aprimorar essa questão.
Desse modo, para informar aos nossos clientes e parceiros, enviamos aos mensalmente uma newsletter divulgando as mudanças e melhorias ocorridas naquele período.
Você pôde ver como a qualidade passa por diversas ações, tanto por ações estratégicas corriqueiras, como é o caso dos OKRs e da relação das organizações com seus clientes, quanto por sua atuação responsável no mundo.
Enfim, esses foram alguns exemplos para dividir a nossa realidade com você e quem sabe, para que possamos começar um diálogo sobre esse tema tão vasto.
Temos como um de seus escopos de trabalho a Qualidade, o que nos torna uma autoridade no assunto. Normas regulamentadoras e selos de qualidade, como a ISO 9001, estão no nosso radar permanentemente.
A Ius Natura trabalha para fazer da qualidade um pilar da nossa cultura e aplicá-la atuando tanto em impacto social como ambiental, estabelecendo uma relação de confiança, proximidade e transparência com quem está conosco no dia a dia formando parte do nosso time, nosso entorno e claro nossos clientes parceiros que também são parte importante dessa história.
– Por Davi Maia e Júlia Balsamão
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