Gerente de contratos da Ius Natura ministra palestras sobre Segurança de Alimentos

Segurança de Alimentos

A gerente de contratos da Ius Natura, Paula Barros, ministrou, no último mês de julho, duas palestras sobre “Sistemas de Gestão de Segurança de Alimentos (SGSA/ISO 22000)” para os colaboradores de diversos setores da Ius Natura.

IMG_0459 (1)
Paula Barros (em pé), Gerente de Contratos da Ius Natura, palestrando sobre Segurança de Alimentos para os colaboradores internos.

Segundo Paula, a Gestão de Segurança de Alimentos abrange todas as organizações da cadeia produtiva, “da colheita à mesa”, e visa assegurar a produção de alimentos que não ofereçam riscos ao consumidor. “A certificação de Sistemas de Gestão de Segurança de Alimentos baseados na ISO 22000 tem se consolidado como um diferencial estratégico para as indústrias brasileiras do setor, que buscam conquistar a confiança de clientes e consumidores dentro e fora do país”, assinala.

Ainda de acordo com a especialista, o gerenciamento de requisitos legais no âmbito de um SGSA é tão relevante quanto em um Sistema de Gestão Ambiental ou de Saúde e Segurança do Trabalho. “Como estamos trabalhando com a prevenção dos perigos à segurança de alimentos, é possível afirmar que a linha de corte talvez seja ainda mais difícil de ser definida do que em um sistema de gestão ambiental ou saúde e segurança do trabalho”, ressalta Paula.

Segurança de alimentos ou segurança alimentar?

Os termos “segurança de alimentos” e “segurança alimentar” normalmente são empregados como sinônimos, o que causa certa confusão em pesquisas na internet, manuais e até mesmo entre estudantes e profissionais da área. Paula Barros observa, porém, que o termo “segurança alimentar” é mais amplo e está relacionado ao acesso da população à uma alimentação de qualidade e em quantidade adequada, enquanto “segurança de alimentos” é o termo mais adequado para indicar o risco ao qual o consumidor está exposto ao ingerir um alimento.

Know-how em Segurança de Alimentos

A Ius Natura monitora a legislação de Segurança de Alimentos há mais de cinco anos e possui mais de 1 mil normas cadastradas relacionadas a este escopo no Sistema de Controle e Avaliação da Legislação (Sistema CAL®). Além da robustez de seu banco de dados próprio, a empresa investe constantemente no aprimoramento profissional de seus colaboradores. “Procuramos a excelência em nossa prestação de serviço e costumamos dizer que talento lapidado em casa concorrente nenhum consegue copiar, por isso estamos sempre investindo em treinamentos”, conclui Paula Barros.

Ius Natura © 2019. Todos os direitos reservados.