Recentemente, uma importante norma legal que trata da atividade de mineração entrou em vigor, trazendo alterações e criando novas regras.
Trata-se da Resolução DNPM 155/16, publicada em Maio de 2016, aprovando a Consolidação Normativa do DNPM e disciplinando, dentre outras matérias, sobre a Guia de Utilização (GU), importante documento para empresas que pretendem iniciar suas de forma imediata.
A Guia de Utilização, segundo definido pela própria Resolução DNPM 155/16, é o documento que admite, em caráter excepcional, a extração de substâncias minerais em área titulada, antes da outorga da portaria de lavra. Devido à burocracia e ao prazo necessário para a concessão da outorga, o DNPM, verificando se tratar de um caso excepcional, poderá conceder a Guia de Utilização para que a empresa possa iniciar a atividade de extração mineral.
Mas o que seria um caso excepcional?
A própria Resolução DNPM 155/16 determina o que serão casos considerados excepcionais para que se possa obter a Guia de Utilização, em seu artigo 102, parágrafo 1º:
Seção VII
Da Guia de Utilização
Art. 102. (…)
1º Para efeito de emissão da GU serão consideradas como excepcionais as seguintes situações:
I – aferição da viabilidade técnico-econômica da lavra de substâncias minerais no mercado nacional e/ou internacional;
II – a extração de substâncias minerais para análise e ensaios industriais antes da outorga da concessão de lavra; e
III – a comercialização de substâncias minerais, a critério do DNPM, de acordo com as políticas públicas, antes da outorga de concessão de lavra.
Além de estar vinculado aos casos excepcionais acima citados, a GU também será exclusiva para a extração de certas substâncias minerais, e em quantidades máximas pré-estabelecidas, tudo especificado no Anexo IV. (Artigo 103).
Vale ressaltar que esta é uma listagem exemplificativa, e outras substâncias poderão ser contempladas a critério do Diretor-Geral do DNPM. As quantidades máximas também poderão ser ampliadas quando da emissão de novas Guias, desde que comprovadamente demonstrada a necessidade de incremento da produção para atendimento do mercado.
Por Felipe Lafetá.
Feito por Juliana Caldeira e Manuelle Meira – Colaboradoras da Ius No artigo de hoje…
No artigo de hoje listamos os 6 principais passos para a certificação da ISO 9001…
No artigo de hoje, separamos os principais pontos da Gestão de Não Conformidades e como…
Manutenção do ar condicionado e qualidade do ar interno
Introdução A saúde e segurança dos trabalhadores no exercício de suas atividades sempre foi um…
Emprego Das Mulheres Em Trabalho Subterrâneo Uma Análise Sistemática Da Legislação Brasileira Nesse artigo, vamos…
Este site usa cookies para melhor entrega de conteúdo assertivo.