Você sabe a finalidade da ISO 9001? Descubra neste artigo o que é o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) e sua norma certificadora, a ISO 9001.
Qual setor é responsável por satisfazer o cliente em sua empresa?
Já pensou que a qualidade do serviço pode e deve ser fruto de um trabalho conjunto e contínuo de todos os processos organizacionais?
Garantir a qualidade de uma empresa não é uma tarefa fácil, principalmente quando é necessário mudar a cultura organizacional.
Estabelecer uma padronização e sintonia entre os processos e atividades para tornar esse ciclo o mais natural possível é o segredo para implementar e monitorar um Sistema de Gestão de Qualidade.
Apesar de ser um grande desafio, vamos te mostrar neste artigo que a partir de uma boa implementação a empresa terá:
E o tão desejado selo de Qualidade será apenas uma consequência de um verdadeiro trabalho de qualidade 😉
A Gestão da Qualidade consiste em um método administrativo que estimula a consciência da qualidade em todos os setores de uma empresa, em todos os processos e suas atividades, bem como no produto final gerado.
Ou seja, é uma gestão que possibilita a melhora contínua dos processos, mas que precisa ser implementada como uma cultura organizacional.
Os colaboradores precisam estar envolvidos para que seu sucesso seja alcançado.
O principal objetivo do Sistema de Gestão de Qualidade é a melhoria contínua de processos, ou seja, é uma sistemática de implementações eficazes.
Se a empresa conseguir estabelecer isso, o cliente vai ficar satisfeito e os colaboradores vão ficar satisfeitos.
Mas esse ciclo precisa ser natural.
É um conjunto de normas e guias internacionais para Sistema de Gestão de Qualidade.
É uma metodologia que garante a capacidade de uma empresa fornecer, de forma coerente e padronizada, produtos e/ou serviços.
Esta norma estabelecia procedimentos, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, quando notou-se um aumento de falhas na fabricações de produtos (muitos deles militares);
Nela foi necessário a inclusão de ação preventiva implantada, focando mais em procedimentos e menos em gestão;
A norma atualizada recebeu muitas mudanças e se alinhou ao outros modelos de sistema de gestão.
Vamos apontar as principais mudanças em um tópico abaixo 😉
Ela pode ser aplicada em empresas de qualquer setor econômico, justamente porque estabelece requisitos para processos e não para produtos.
Portanto, cada empresa implementa o Sistema de Gestão de acordo com sua realidade e necessidade.
Deve-se implementar também de acordo com a norma em si, uma vez que a qualidade do processo é relativa para cada tipo de atividade desempenhada.
Em seguida, a empresa solicita ao órgão fiscalizador uma auditoria externa para avaliar se aquele Sistema atende aos requisitos da ISO 9001.
Após a obtenção do selo de qualidade, a empresa passa por auditorias periódicas para a recertificação.
Por isso é importante manter o Sistema de Gestão de Qualidade em dia.
Tradicionalmente, existem 3 etapas para a implantação:
Além de trilhar esse caminho, para se ter êxito na implementação do sistema, a versão mais atualizada da ISO 9001, de 2015, definiu os princípios da qualidade, que devem ser observados.
Não há problema em uma empresa ter um problema, mas este se torna um risco preocupante quando a empresa identifica o problema e não sabe como solucioná-lo.
Pois cabe aos líderes motivarem os demais colaboradores por meio do interesse, do trabalho e do empenho;
Ao tornar esse ciclo natural, os clientes conseguem identificar essa sintonia;
Estimular, diariamente, a melhoria dos processos, produtos e serviços, para que se tenha uma padronização na qualidade.
São registros que implicam diretamente na eficiência dos processos.
Ter o Selo de Qualidade ISO 9001:
E isso reflete na cultura da empresa, pois os colaboradores passam a pensar e trabalhar de forma mais crítica.
Cria-se então um novo conceito de produção: os trabalhadores se tornam mais participativos e o fluxo de informação melhora.
E uma implantação de sucesso é quando a empresa é cobrada a ter resultados internamente, sem pensar no selo de qualidade que exibe para o mercado.
E internalizar isso é a chave para o sucesso.
Satisfazer o cliente será apenas uma consequência de um belo e contínuo trabalho.
E além das vantagens comerciais, em alguns casos, as empresas decidem em obter a certificação na ISO 9001 porque clientes e fornecedores normalmente escolhem apenas com instituições já certificadas.
*Por Ingrid Stockler e Tatyanne Werneck
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