Esta é uma questão que acarreta muitas dúvidas. Preciso também do aval do IBAMA se já tenho LO concedida pelo órgão estadual?
A resposta é não.
De acordo com a Resolução Federal CONAMA 237/1997, nenhuma atividade potencialmente poluidora será licenciada, simultaneamente, por mais de um ente federativo (Município, Estado ou União).
É o que consta em seu art. 7°: “os empreendimentos e atividades serão licenciados em um único nível de competência, conforme estabelecido nos artigos anteriores”.
Assim, caso uma atividade já possua licença ambiental concedida pelo órgão estadual de meio ambiente, não é necessária outra licença ambiental da mesma natureza dos âmbitos municipal ou federal.
Lembramos que cada órgão ambiental possui competência para licenciar determinadas atividades, isso conforme estabelecido pela já citada resolução e também pela Lei Complementar Federal 140/11.
Ressaltamos que o IBAMA é o único órgão ambiental competente para licenciar atividades que abranjam mais de um estado brasileiro.
Por exemplo: se uma empresa realiza o transporte interestadual de cargas perigosas, é necessária uma licença do IBAMA, mais especificamente a chamada “autorização ambiental”.
Mas caso o deslocamento de cargas perigosas se dê somente entre municípios de um mesmo estado, a licença deve ser emitida pelo órgão estadual – no caso de Minas Gerais, pela SUPRAM (Superintendência Regional De Regularização Ambiental).
*Elaborado por Laura Martins a partir de texto de Helena Castro, com auxílio de Sandra Zatta.
Feito por Juliana Caldeira e Manuelle Meira – Colaboradoras da Ius No artigo de hoje…
No artigo de hoje listamos os 6 principais passos para a certificação da ISO 9001…
No artigo de hoje, separamos os principais pontos da Gestão de Não Conformidades e como…
Manutenção do ar condicionado e qualidade do ar interno
Introdução A saúde e segurança dos trabalhadores no exercício de suas atividades sempre foi um…
Emprego Das Mulheres Em Trabalho Subterrâneo Uma Análise Sistemática Da Legislação Brasileira Nesse artigo, vamos…
Este site usa cookies para melhor entrega de conteúdo assertivo.