Conformidade Legal

O que muda com a reforma trabalhista?

A Ius Natura preparou para vocês uma análise didática do que muda com a Reforma Trabalhista, Lei Federal 13.467, de 13 de julho de 2017, que alterou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei Federal 5.452, de 1º de maio de 1943.

As alterações constituem a chamada reforma trabalhista e modificam inúmeras disposições da CLT, e já estão em vigor.

O que muda com a reforma trabalhista?

 Jornada de trabalho e remuneração

Fica acrescentado que, por não se considerar tempo à disposição do empregador, não será computado como período extraordinário o que exceder a jornada normal, ainda que ultrapasse o limite de cinco minutos previsto no § 1º do art. 58, quando o empregado, por escolha própria, buscar proteção pessoal, em caso de insegurança nas vias públicas ou más condições climáticas, bem como adentrar ou permanecer nas dependências da empresa para exercer atividades particulares, entre outras:

I – práticas religiosas;

II – descanso;

III – lazer;

IV – estudo;

V – alimentação;

VI – atividades de relacionamento social;

VII – higiene pessoal;

VIII – troca de roupa ou uniforme, quando não houver obrigatoriedade de realizar a troca na empresa.  

Também fica alterada a seguinte disposição do art. 58, de:

§ 2° O tempo despendido pelo empregado até o local de trabalho e para o seu retorno, por qualquer meio de transporte, não será computado na jornada de trabalho, salvo quando, tratando-se de local de difícil acesso ou não servido por transporte público, o empregador fornecer a condução  

Para:

§ 2º O tempo despendido pelo empregado desde a sua residência até a efetiva ocupação do posto de trabalho e para o seu retorno, caminhando ou por qualquer meio de transporte, inclusive o fornecido pelo empregador, não será computado na jornada de trabalho, por não ser tempo à disposição do empregador.  

O trabalho em regime de tempo parcial foi alterado de 25 horas para aquele cuja duração não exceda a 30 horas semanais, sem a possibilidade de horas suplementares semanais, ou, ainda, aquele cuja duração não exceda a 26 horas semanais, com a possibilidade de acréscimo de até 6 horas suplementares semanais.  

A remuneração da hora extra aumenta de 20% para 50%, pelo menos, superior à da hora normal.   Fica acrescentado o art. 59-A, para formalizar a jornada conhecida de 12 por 36:  

Art. 59-A

Em exceção ao disposto no art. 59 desta Consolidação, é facultado às partes, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, estabelecer horário de trabalho de doze horas seguidas por trinta e seis horas ininterruptas de descanso, observados ou indenizados os intervalos para repouso e alimentação.  

Parágrafo único. 

A remuneração mensal pactuada pelo horário previsto no caput deste artigo abrange os pagamentos devidos pelo descanso semanal remunerado e pelo descanso em feriados, e serão considerados compensados os feriados e as prorrogações de trabalho noturno, quando houver, de que tratam o art. 70 e o § 5º do art. 73 desta Consolidação.  

Teletrabalho

Fica regulamentado o teletrabalho, assim considerada a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo (art. 75-B).  

Determinou-se que as disposições relativas à responsabilidade pela aquisição, manutenção ou fornecimento dos equipamentos tecnológicos e da infraestrutura necessária e adequada para a prestação do trabalho remoto e ao reembolso de despesas arcadas pelo empregado devem ser previstas em contrato escrito (art. 75-D).

O empregador deve instruir os empregados, de maneira expressa e ostensiva, quanto às precauções a tomar a fim de evitar doenças e acidentes de trabalho e o empregado deve assinar termo de responsabilidade em que se compromete a seguir as instruções recebidas.  

Relativização da proteção à maternidade quanto à insalubridade  

Anteriormente, a empregada gestante ou lactante devia ser afastada, enquanto durar a gestação e a lactação, de quaisquer atividades, operações ou locais insalubres.  

Agora, fica definido que:  

Art. 394-A. 

Sem prejuízo de sua remuneração, nesta incluído o valor do adicional de insalubridade, a empregada deverá ser afastada de:  

I – atividades consideradas insalubres em grau máximo, enquanto durar a gestação;  

II – atividades consideradas insalubres em grau médio ou mínimo, quando apresentar atestado de saúde, emitido por médico de confiança da mulher, que recomende o afastamento durante a gestação;  

III – atividades consideradas insalubres em qualquer grau, quando apresentar atestado de saúde, emitido por médico de confiança da mulher, que recomende o afastamento durante a lactação.  

Uniformes

Fica acrescentado o seguinte dispositivo:  

Art. 456-A. 

Cabe ao empregador definir o padrão de vestimenta no meio ambiente laboral, sendo lícita a inclusão no uniforme de logomarcas da própria empresa ou de empresas parceiras e de outros itens de identificação relacionados à atividade desempenhada.  

Parágrafo único. 

A higienização do uniforme é de responsabilidade do trabalhador, salvo nas hipóteses em que forem necessários procedimentos ou produtos diferentes dos utilizados para a higienização das vestimentas de uso comum.  

Salário

Anteriormente integravam o salário não só a importância fixa estipulada, mas também as:

  • Comissões;
  • Percentagens;
  • Gratificações ajustadas;
  • Diárias para viagens;
  • e abonos pagos pelo empregador.

E não se incluíam nos salários as ajudas de custo e nem as diárias para viagem que não excedessem de 50% do salário percebido pelo empregado.  

Agora, integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador.  

Já as importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, vedado seu pagamento em dinheiro, diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário.  

Discriminação por trabalho de idêntica função

Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade.  

Anteriormente, trabalho de igual valor era o que fosse feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço não fosse superior a 2 anos.

Agora a diferença de tempo de serviço não pode ser superior a quatro anos e a diferença de tempo na função não pode ser superior a dois anos.  

Representação dos empregados

Nas empresas com mais de 200 empregados, fica assegurada a eleição de uma comissão para os representar, com a finalidade de promover o entendimento direto com os empregadores e com as seguintes atribuições:  

I – representar os empregados perante a administração da empresa;

II – aprimorar o relacionamento entre a empresa e seus empregados com base nos princípios da boa-fé e do respeito mútuo;

III – promover o diálogo e o entendimento no ambiente de trabalho com o fim de prevenir conflitos;

IV – buscar soluções para os conflitos decorrentes da relação de trabalho, de forma rápida e eficaz, visando à efetiva aplicação das normas legais e contratuais;

V – assegurar tratamento justo e imparcial aos empregados, impedindo qualquer forma de discriminação por motivo de sexo, idade, religião, opinião política ou atuação sindical;

VI – encaminhar reivindicações específicas dos empregados de seu âmbito de representação;

VII – acompanhar o cumprimento das leis trabalhistas, previdenciárias e das convenções coletivas e acordos coletivos de trabalho.  

Acordo e convenção coletiva x legislação

Fica determinado que a convenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho têm prevalência sobre a lei quando, entre outros, dispuserem sobre:

I – pacto quanto à jornada de trabalho, observados os limites constitucionais;

II – banco de horas anual;

III – intervalo intrajornada, respeitado o limite mínimo de trinta minutos para jornadas superiores a seis horas;

IV – adesão ao Programa Seguro-Emprego (PSE);

V – plano de cargos, salários e funções compatíveis com a condição pessoal do empregado, bem como identificação dos cargos que se enquadram como funções de confiança;

VI – regulamento empresarial;

VII – representante dos trabalhadores no local de trabalho;

VIII – teletrabalho, regime de sobreaviso, e trabalho intermitente;

IX – remuneração por produtividade, incluídas as gorjetas percebidas pelo empregado, e remuneração por desempenho individual;

X – modalidade de registro de jornada de trabalho;

XI – troca do dia de feriado;

XII – enquadramento do grau de insalubridade;

XIII – prorrogação de jornada em ambientes insalubres, sem licença prévia das autoridades competentes do Ministério do Trabalho;

XIV – prêmios de incentivo em bens ou serviços, eventualmente concedidos em programas de incentivo;

XV – participação nos lucros ou resultados da empresa.    

*Por Kesley Barbosa – Colaborador da Ius Natura

Reforma trabalhista: gestantes podem trabalhar em locais insalubres?

Gostou de nossa análise? Quer receber essa análise de todas as normas aplicáveis ao seu negócio? Conheça mais sobre nossos serviços!

Ius Natura

Postagens recentes

NR 22 – Principais Alterações Promovidas Pela Portaria MTE Nº 225/2024

Como amplamente sabido, as Normas Regulamentadoras (NRs) são a parcela da legislação federal brasileira à…

1 mês atrás

Desvendando o Mercado Livre de Energia no Brasil

Energia eólica e painéis solares.

7 meses atrás

Condicionantes Ambientais

O que são? Condicionantes são as obrigações que a empresa deve cumprir para obter e…

9 meses atrás

Controle de Poluição Atmosférica

Neste artigo, vamos desvendar a poluição atmosférica. Para isso, te explicaremos mais sobre a emissão…

9 meses atrás

Controle de resíduos: tudo que você precisa saber

O controle de resíduos promovido por nossa legislação é um dos pontos mais importantes a…

12 meses atrás

10 de Novembro | Dia Internacional da Qualidade

Hoje, 10 de novembro, no dia internacional da qualidade, celebra-se uma data relevante quando se…

1 ano atrás

Este site usa cookies para melhor entrega de conteúdo assertivo.