Colaboradores de diversos setores da Ius Natura participaram, no último dia 29 de julho, de um treinamento interno sobre “Qualificação de Fornecedores Críticos”. “A primeira dificuldade neste trabalho é estabelecer quem são os fornecedores críticos do cliente, número que pela nossa experiência costuma variar em torno de 35 a 40, mas que pode a chegar a mais de 70 fornecedores diferentes”, informa a gerente do Dúvida Legal, Helena Castro, que ministrou o treinamento.
De acordo com Helena, a Qualificação de Fornecedores Críticos surgiu como exigência de normas certificadoras como a ISO 14001 e a OHSAS 18001, mas, na prática, tem extrapolado o universo dos Sistemas de Gestão, sendo incorporada por diversas organizações preocupadas em se resguardar de penalidades decorrentes de situações e atos irregulares praticados por terceiros.
“A exigência de apresentação de alguns documentos, como a Licença Ambiental, por exemplo, pode evitar que a contratante venha a sofrer a aplicação de penalidades decorrentes da situação irregular de seu fornecedor”, esclarece a gerente do Dúvida Legal.
Ainda de acordo com Helena Castro, a Qualificação de Fornecedores Críticos é um trabalho que exige muita pesquisa e vasto conhecimento sobre requisitos legais. “O treinamento interno teve o objetivo de passar mais informações para a equipe do Comercial e também de capacitar alguns colaboradores a elaborar a planilha de Qualificação de Fornecedores, trabalho que continuará tendo a supervisão de profissionais mais experientes”, finaliza.