Colaboradores de diversos setores da Ius Natura participaram, no último dia 29 de julho, de um treinamento interno sobre “Qualificação de Fornecedores Críticos”. “A primeira dificuldade neste trabalho é estabelecer quem são os fornecedores críticos do cliente, número que pela nossa experiência costuma variar em torno de 35 a 40, mas que pode a chegar a mais de 70 fornecedores diferentes”, informa a gerente do Dúvida Legal, Helena Castro, que ministrou o treinamento.
De acordo com Helena, a Qualificação de Fornecedores Críticos surgiu como exigência de normas certificadoras como a ISO 14001 e a OHSAS 18001, mas, na prática, tem extrapolado o universo dos Sistemas de Gestão, sendo incorporada por diversas organizações preocupadas em se resguardar de penalidades decorrentes de situações e atos irregulares praticados por terceiros.
“A exigência de apresentação de alguns documentos, como a Licença Ambiental, por exemplo, pode evitar que a contratante venha a sofrer a aplicação de penalidades decorrentes da situação irregular de seu fornecedor”, esclarece a gerente do Dúvida Legal.
Ainda de acordo com Helena Castro, a Qualificação de Fornecedores Críticos é um trabalho que exige muita pesquisa e vasto conhecimento sobre requisitos legais. “O treinamento interno teve o objetivo de passar mais informações para a equipe do Comercial e também de capacitar alguns colaboradores a elaborar a planilha de Qualificação de Fornecedores, trabalho que continuará tendo a supervisão de profissionais mais experientes”, finaliza.
Feito por Juliana Caldeira e Manuelle Meira – Colaboradoras da Ius No artigo de hoje…
No artigo de hoje listamos os 6 principais passos para a certificação da ISO 9001…
No artigo de hoje, separamos os principais pontos da Gestão de Não Conformidades e como…
Manutenção do ar condicionado e qualidade do ar interno
Introdução A saúde e segurança dos trabalhadores no exercício de suas atividades sempre foi um…
Emprego Das Mulheres Em Trabalho Subterrâneo Uma Análise Sistemática Da Legislação Brasileira Nesse artigo, vamos…
Este site usa cookies para melhor entrega de conteúdo assertivo.