O Documento de Origem Florestal – DOF é exigido para transporte, beneficiamento, comércio, consumo e armazenamento de produtos e subprodutos florestais apenas de origem nativa, conforme previsto na Portaria MMA 253/06, não sendo necessária sua expedição para o acobertamento de produtos e subprodutos florestais de origem exótica (eucalipto, pinus e teca).
Salvo previsão expressa constante em legislação estadual ou municipal, também não é necessária emissão de DOF para os produtos e subprodutos florestais indicados no artigo 49 da Instrução Normativa IBAMA 21/14, entre os quais destacamos os paletes, móveis, chapas aglomeradas, prensadas, compensadas e de fibras; carvão vegetal empacotado, no comércio varejista, e material lenhoso proveniente de erradicação de culturas, pomares ou de poda de arborização urbana.
Para a emissão do DOF, a pessoa física ou jurídica responsável deverá estar registrada no Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais – entenda -, previsto no art. 17 da Lei 6.938/81.
No DOF deverão constar a especificação do material, sua volumetria e dados sobre sua origem e destino.
Feito por Juliana Caldeira e Manuelle Meira – Colaboradoras da Ius No artigo de hoje…
No artigo de hoje listamos os 6 principais passos para a certificação da ISO 9001…
No artigo de hoje, separamos os principais pontos da Gestão de Não Conformidades e como…
Manutenção do ar condicionado e qualidade do ar interno
Introdução A saúde e segurança dos trabalhadores no exercício de suas atividades sempre foi um…
Emprego Das Mulheres Em Trabalho Subterrâneo Uma Análise Sistemática Da Legislação Brasileira Nesse artigo, vamos…
Este site usa cookies para melhor entrega de conteúdo assertivo.