A Resolução Federal CONAMA 358/05 e a Resolução ANVISA 306/04 estabelecem que o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) seja elaborado e implementado por profissional com registro ativo junto ao seu Conselho de Classe, com a apresentação de Anotação de Responsabilidade Técnica-ART, Certificado de Responsabilidade Técnica ou documento similar.
Geralmente o PGRSS é elaborado e implementado por médico ou enfermeiro, mas isso não impede que a empresa contrate ou designe outro profissional, já que as normas não fazem nenhuma restrição aos profissionais que podem elaborar e implementar o PGRSS.
Qualquer profissional que venha a ser designado como responsável pelo PGRSS deverá emitir a ART ou documento similar (a ART é o documento emitido pelo CREA, mas os demais conselhos de classe emitem documentos similares, que atendem à mesma finalidade, denominados genericamente de CRT – Certificado de Responsabilidade Técnica).
As normas não definem quais são os profissionais que podem elaborar o PGRSS. Se o responsável técnico for um engenheiro, o mesmo deverá solicitar junto ao CREA a emissão de ART. Se for um médico, deverá requerer no CRM o certificado de responsabilidade técnica. Se for um enfermeiro, deverá requer junto ao COREN o certificado de responsabilidade técnica.
Feito por Juliana Caldeira e Manuelle Meira – Colaboradoras da Ius No artigo de hoje…
No artigo de hoje listamos os 6 principais passos para a certificação da ISO 9001…
No artigo de hoje, separamos os principais pontos da Gestão de Não Conformidades e como…
Manutenção do ar condicionado e qualidade do ar interno
Introdução A saúde e segurança dos trabalhadores no exercício de suas atividades sempre foi um…
Emprego Das Mulheres Em Trabalho Subterrâneo Uma Análise Sistemática Da Legislação Brasileira Nesse artigo, vamos…
Este site usa cookies para melhor entrega de conteúdo assertivo.