Grande parte de nosso tempo é dedicado ao trabalho, o que traz a urgência de pensarmos em práticas sustentáveis para nosso ambiente laboral. Mas como é ser mais sustentável no trabalho? Te contamos neste artigo 😉
Na década de 90, a sustentabilidade deixou de ser um conceito vinculado estritamente à esfera ambiental e o triple bottom line passou a fazer parte da realidade das organizações.
Este tripé da sustentabilidade está pautado em três dimensões:
Uma empresa sustentável significa hoje, segundo Adriane Alice Pereira em artigo para a ANPROTEC, uma organização pautada pela ética e a transparência na gestão dos negócios, cujos resultados sejam mensurados em três esferas inseparáveis – a econômica, a social e a ambiental.
E é com base nesse tripé que as empresas devem orientar as suas decisões.
Ou seja, a ética nos negócios ocorre quando as decisões de interesse da empresa também respeitam os direitos, os valores e os interesses relacionados aos impactos gerados por ela, seja na sociedade, no meio ambiente ou no futuro da própria organização.
E nós, como membros de organizações, como podemos refletir as nossas atitudes em relação as três dimensões?
Na esfera de capital humano, se pautarmos nossos relacionamentos na transparência e respeito ao próximo, estaremos promovendo relações de trabalho sustentáveis.
Selim Nigri, consultor da Lumo, nos ensina que a cada encontro podemos desenvolver nossa autoconsciência, nos reconhecendo como indivíduos com princípios e valores, percebendo as nossas reações e as consequências das nossas ações.
Além de ser uma jornada de autoconhecimento, a construção de relações de trabalho respeitosas reforça a dignidade humana, pilar do capital humano na sustentabilidade.
O capital natural nos convida a pensar de forma prática em como atuar, enquanto indivíduos, de forma a minimizar nossos impactos ambientais no trabalho:
Nosso papel no resultado econômico será uma consequência direta de nossa atuação individual nas outras duas esferas.
Ser mais sustentável no trabalho tornam as relações saudáveis, a fluidez de processos e a otimização de resultados ganhos naturais.
Se individualmente evitarmos o desperdício e praticarmos o consumo consciente de recursos naturais, o resultado econômico certamente será positivo.
A sustentabilidade deve ser pensada de forma a nos integrar com o todo (social, ambiental e econômico) em todas as esferas da nossa vida, seja pessoal ou no trabalho.
Atuar de forma sustentável é agir no mundo com ética e cuidado.
*Feito por Paula Barros – Colaboradora Ius Natura
Falamos também aqui no blog sobre dicas para ser mais simples no ambiente de trabalho. Não deixe te conferir 🙂
Feito por Juliana Caldeira e Manuelle Meira – Colaboradoras da Ius No artigo de hoje…
No artigo de hoje listamos os 6 principais passos para a certificação da ISO 9001…
No artigo de hoje, separamos os principais pontos da Gestão de Não Conformidades e como…
Manutenção do ar condicionado e qualidade do ar interno
Introdução A saúde e segurança dos trabalhadores no exercício de suas atividades sempre foi um…
Emprego Das Mulheres Em Trabalho Subterrâneo Uma Análise Sistemática Da Legislação Brasileira Nesse artigo, vamos…
Este site usa cookies para melhor entrega de conteúdo assertivo.