Temática: Uma Só Terra, traz considerações e orientações para pautas socioambientais. Entenda como o tema escolhido pela ONU em 2022, impactou a Semana Mundial do Meio Ambiente. Confira!
Atualizado em 07.06.2022
Instituída em junho de 1972 pela Organização das Nações Unidas – ONU, na Conferência de Estocolmo, na Suécia.
O objetivo da criação da Conferência era de conscientizar e incentivar países a adotarem posturas sociais e econômicas em prol da preservação do Meio Ambiente. Por isso, a ONU separou um período para as tratativas de questões ambientais.
O primeiro encontro, aconteceu em 1972 e contou com a participação de 113 países e de 400 instituições para debater ideias e desenvolver soluções em busca da preservação do Meio Ambiente.
Durante o encontro – que ficou conhecido como Conferência de Estocolmo – foram estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo planeta:
Além disso, ficou evidente a necessidade que cada país tem em construir um arcabouço legal próprio voltado para a preservação ambiental.
Então, foi incorporada à Constituição da República Federativa do Brasil de 27 de maio de 1981, a diretriz que dedica um capítulo inteiro ao Meio Ambiente.
Destacamos o seu artigo 225:
“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
No Brasil, a Semana Mundial do Meio Ambiente foi estabelecida em 1981, através do Decreto 86.028 que tem como finalidade aumentar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio brasileiro.
Neste ano (2022) a Organização das Nações Unidas celebra 50 anos desde sua primeira Conferência e para homenagear este período tão importante para as causas ambientais, a temática escolhida para debate foi a mesma definida no primiro encontro em 1972, cujo o título é: ”Uma Só Terra”.
Com o avanço da tecnologia e as potencias industriais, o tripé socioambiental tornou-se cada vez mas importante e delicado ao ser debatido.
Países desenvolvido e em desenvolvimento precisam alinhar as limitações, questões econômicas e cultural cada vez mais com os princípios estabelecidos nas cartilhas e agendas ambientais.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente elaborou o Guia Prático #UmaSóTerra, com o objetivo de nortear os governos, a população e as organizações sobre as principais ações ambientais que devem ser colocadas em práticas para um verdadeiro impacto ambiental global.
A diretora executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente citou sobre o tema: Uma Só Terra, escolhido para 2022:
“Precisamos entender que temos apenas este mundo, este único planeta. Temos que nos mover juntos e alcançar essa sustentabilidade a longo prazo.”
Com esse tema, busca-se a restauração do equilíbrio natural e a melhor qualidade de vida.
Estão entre as ações:
Vídeo produzido pela ONU sobre o tema: Uma Só Terra, para a semana do Meio Ambiente
Ano passado, em 2021, foi inaugurado a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030.
Essa década objetiva o aumento, em larga escala, da restauração dos ecossistemas, visando lutar contra a crise climática, minimizar a extinção e perda de espécies e melhorar a qualidade de vida dos seres.
A ONU definiu a duração da Década da Restauração, pelo período de 2021 até 2030, sendo este o prazo final para se atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Clique AQUI para conhecer os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU!
Além disso, essa foi o traço na linha do tempo que os cientistas teriam visualizado como crítica para evitar os piores impactos das mudanças climáticas.
Segundo a ONU:
O ser humano, vivendo sua natureza de ser social, usa, modifica, constrói e, infelizmente, destrói seu próprio ambiente. Por isso, ao se cuidar dos ecossistemas, protegendo e restaurando a natureza, resgata-se e garante-se seus serviços essenciais, como a produção de água, a estabilidade climática, a fertilidade do solo e a riqueza da biodiversidade, elementos indispensáveis à sobrevivência dos povos
Durante todo o mês de junho a celebração e conscientização para o Meio Ambiente é intesa. No entanto é no dia 05 de junho que celebra-se mundialmente o Dia do Meio Ambiente.
Nesta data, escolas, universidades, organizações e ativistas dedicam-se para promover maior conscientização de cuidado para o Meio Ambiente.
Qualquer atitude pode servir como celebração e perpetuação do movimento, por exemplo:
Sendo assim, pensando em contribuir ainda mais com a sustentabilidade do planeta, a Ius Natura preparou um bate-papo sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente e seus impactos nas organizações.
A comunicadora e advogada ambientalista Manuelle Meira e a internacionalista e ativista climáttica Ana Corrêa preparam essa live se encontram na quinta-feira dia 09/06/2022, às 19h no canal da Ius Natura trazendo os pontos relevantes sobre esta celebração do tema: Uma Só Terra.
Para assistir a live é só clicar AQUI ou no vídeo abaixo e se inscrever.
A Ius Natura tem como missão preservar o meio ambiente aplicando tecnologia de ponta na Gestão dos Requisitos Legais das empresas. Para manter sua empresa alinhada com os requisitos necessários, Clique AQUI para solicitar suas proposta.
*Por Tatyanne Werneck e Manuelle Meira
Feito por Juliana Caldeira e Manuelle Meira – Colaboradoras da Ius No artigo de hoje…
No artigo de hoje listamos os 6 principais passos para a certificação da ISO 9001…
No artigo de hoje, separamos os principais pontos da Gestão de Não Conformidades e como…
Manutenção do ar condicionado e qualidade do ar interno
Introdução A saúde e segurança dos trabalhadores no exercício de suas atividades sempre foi um…
Emprego Das Mulheres Em Trabalho Subterrâneo Uma Análise Sistemática Da Legislação Brasileira Nesse artigo, vamos…
Este site usa cookies para melhor entrega de conteúdo assertivo.