fbpx

Unificar as obrigações previstas em mais de uma norma

Conformidade Legal

Vai ser assim!

A ironia de estarmos na era da informação é que não temos tempo hábil para consumir uma fração de milionésimo daquilo que é gerado. A produção de conteúdo se dá numa velocidade vertiginosa, tornando difícil acompanhar e assimilar tanta informação.

Quando falamos em legislação (requisitos legais), não é diferente. A cada ano, aumenta o ritmo de publicações legais inflando nosso arcabouço jurídico e dificultando nossa atualização sobre as obrigações que devemos realmente cumprir.

Além disso, os Requisitos Legais são de atendimento compulsório e, – como consta no art. 3º da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (Decreto-Lei 4.657/42) -, “ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece”. Assim, não se pode alegar que se desconhecia determinada lei, e por isso não se cumpriu determinada obrigação.
Como se não bastasse, durante a realização da Gestão dos Requisitos Legais em uma organização, nos deparamos com inúmeras normativas que dispõem sobre o mesmo tema, muitas vezes trazendo em seus textos as mesmas obrigações legais.

Esta realidade nos obriga a avaliar e evidenciar o mesmo atendimento legal repetidas vezes, gerando desperdício de tempo produtivo.

Se você é responsável por avaliar o atendimento legal em sua empresa, já deve ter se deparado com situações em que mais de uma norma aborda o mesmo tema. Ou seja, você teve que registrar a mesma evidência por diversas vezes, não é?!

Mas não precisa ser assim…

Para descomplicar esse procedimento, a Ius Natura, junto com seus parceiros, vai revolucionar o mercado de Gestão de Requisitos Legais!

Por meio de uma metodologia única, todo o seu banco de dados com mais de 50 mil normas, vai ser compilado para reduzir o número de obrigações a serem avaliadas pelas empresas. É o que chamamos de mudança de paradigma de “Normas” para “Obrigações/ Requisitos”.
Avaliando apenas um requisito (obrigação), que está presente em várias normas, automaticamente os nossos parceiros estarão avaliando-o para todas as normas que ele está presente.

É assim que deve ser e assim será. E não pense que paramos por aí…

Acompanhe nossas próximas publicações e  saiba tudo sobre a nova era na gestão dos requisitos legais!

Ius Natura © 2019. Todos os direitos reservados.