Esclarecemos as diferenças e similaridades entre a Ficha de Emergência e a Ficha com Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), que são comumente confundidas por tratarem de assuntos similares quanto ao manuseio de produtos químicos perigosos ou não perigosos.
O que é a FISPQ?
A FISPQ é um documento normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) através NBR 14725-4.
Ela esclarece as informações essenciais e detalhadas sobre a identificação dos produtos químicos, seu fornecedor, a sua classificação, a sua periculosidade, as medidas de precaução e os procedimentos de emergência.
“26.2.3.4 O empregador deve assegurar o acesso dos trabalhadores às fichas com dados de segurança dos produtos químicos que utilizam no local de trabalho.”
É imprescindível a disponibilidade da Ficha com Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) no ambiente de trabalho, especificamente no local em que os produtos são manipulados e/ou armazenados.
Cada fabricante ou importador é obrigado a fornecer a FISPQ de seu produto químico e o empregador a disponibilizar tais fichas.
O documento é dividido em 16 seções. Confira abaixo:
- Identificação do produto e da empresa;
- Identificação de perigos;
- Composição e informações sobre os ingredientes;
- Medidas de primeiros-socorros;
- Medidas de combate a incêndio;
- Medidas de controle para derramamento ou vazamento;
- Manuseio e armazenamento ;
- Controle de exposição e proteção individual;
- Propriedades físicas e químicas;
- Estabilidade e reatividade;
- Informações toxicológicas;
- Informações ecológicas;
- Considerações sobre tratamento e disposição;
- Informações sobre transporte;
- Regulamentações;
- Outras informações;
É importante revisar as informações da FISPQ sempre que surgirem novas informações pertinentes em matéria de saúde e segurança.
O que é a Ficha de Emergência?
A Ficha de Emergência é obrigatória apenas para ao transporte de produtos e resíduos perigosos ou equipamentos relacionados com essa finalidade.
E deve ser acondicionada dentro de um Envelope para Transporte, conforme padrão estabelecido pela ABNT no veículo do transportador.
Em caso de acidente, a Ficha de Emergência orienta o motorista em como proceder em casos de:
- Vazamento;
- Risco de explosão;
- Contato dos produtos transportados com alguma pessoa, etc.
Obs.: Ela deve conter o telefone de emergência da corporação de bombeiros e dos órgãos de policiamento do trânsito, da defesa civil e do meio ambiente ao longo do itinerário.