fbpx
Semana Mundial do Meio Ambiente

Semana Mundial do Meio Ambiente gera reflexão e celebração

Meio Ambiente

A Semana Mundial do Meio Ambiente foi criada para trazer uma maior conscientização sobre nossas ações e como elas impactam nosso planeta. Descubra mais no artigo de hoje!

Atualizado em 01.06.2021

Semana Mundial do Meio Ambiente

Foi instituída em junho de 1972 pela ONU (Organização das Nações Unidas), durante a Conferência das Nações Unidas em Estocolmo, Suécia.

A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano contou com a presença de chefes de 113 países e de 400 instituições.

Durante o encontro – que ficou conhecido como Conferência de Estocolmo – foram estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo planeta:

Além disso, ficou evidente a necessidade que cada país tem em construir um arcabouço legal próprio voltado para a preservação.

Então, foi incorporada à Constituição da República Federativa do Brasil de 27 de maio de 1981, a diretriz que dedica um capítulo inteiro ao Meio Ambiente.

Destacamos o seu artigo 225:

“todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

No Brasil, a Semana Mundial do Meio Ambiente foi estabelecida em 1981, através do Decreto 86.028 que tem como finalidade aumentar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio brasileiro.

Semana Nacional do Meio Ambiente em 2021

Em 2021, ela se inicia hoje, dia 01.06.2021 e tem como foco o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o tema “restauração dos ecossistemas.”

A cada ano um tema é escolhido para diversas campanhas e ações e, após as queimadas de proporções devastadoras, o tema deste ano não poderia ser diferente.

Com esse tema, busca-se a restauração do equilíbrio natural e a melhor qualidade de vida.

Estão entre as ações:

  • Restaurar de áreas de nascentes;
  • Implantar sistemas agroflorestais mecanizados;
  • Capacitar agricultores, fazendeiros e extensionistas em boas práticas de Meio Ambiente;
  • Realização de Webinares de conscientização, dentre outros.

Segundo a ONU:

O ser humano, vivendo sua natureza de ser social, usa, modifica, constrói e, infelizmente, destrói seu próprio ambiente. Por isso, ao se cuidar dos ecossistemas, protegendo e restaurando a natureza, resgata-se e garante-se seus serviços essenciais, como a produção de água, a estabilidade climática, a fertilidade do solo e a riqueza da biodiversidade, elementos indispensáveis à sobrevivência dos povos.

Dia Mundial do Meio Ambiente – 2021

Nesse dia 05.06, será inaugurada a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030.

Essa década objetiva o aumento, em larga escala, da restauração dos ecossistemas, visando lutar contra a crise climática, minimizar a extinção e perda de espécies e melhorar a qualidade de vida dos seres.

Essa Década de Restauração de Ecossistemas da ONU vai de 2021 até 2030, sendo este o prazo final para se atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Além disso, essa foi o traço na linha do tempo que os cientistas teriam visualizado como crítica para evitar os piores impactos das mudanças climáticas.

São algumas das ações propostas:

  • Plantar mais árvores;
  • Tornar cidades verdes;
  • Restaurar de jardins;
  • Mudar a alimentação e limpeza de rios e costas.

Vamos conscientizar para o tema?

*Por Tatyanne Werneck

Ius Natura © 2021. Todos os direitos reservados.