Celebramos, dia 27 de novembro, o Dia Nacional do Técnico em Segurança do Trabalho (SST), profissional prevencionista que atua na gestão da saúde e segurança de todos os trabalhadores em um ambiente de trabalho.
Esta data foi escolhida por causa da Lei nº 7.410, sancionada no dia 27 de novembro de 1985, responsável pela regulamentação das profissões de Técnico de Segurança do Trabalho e de Engenheiro de Segurança do Trabalho.
Funções do Técnico em Segurança do Trabalho
Responsável por gerenciar medidas preventivas de Saúde e Segurança do Trabalho, o Técnico de SST cria medidas e ações para garantir a integridade e a saúde de todos os colaboradores de uma empresa.
Assim, por meio de estudos e estratégicas, ele propõe maneiras de evitar acidentes de trabalho, cria soluções para evitar/diminuir os riscos e perigos de todas as funções exercidas naquele ambiente de trabalho.
Dessa forma, pode atuar em todo tipo de empresa.
O técnico pode ser um colaborador fixo da empresa ou terceirizado e atuar como Consultor em SST.
Se for a segunda opção, ele é demandado periodicamente para analisar o ambiente do trabalho, verificar se existem perigos e riscos.
Caso haja algum risco, o Consultor em SST deve:
- Elaborar relatórios sobre lesões, acidentes e demais avarias;
- Emitir boletins de segurança e;
- Ministrar cursos para educar os funcionários sobre práticas que podem evitar acidentes.
Assim, de maneira geral, o Técnico de Segurança do Trabalho é responsável por:
– Comunicar ao empregador quais os riscos do ambiente de trabalho e propor medidas para que sejam neutralizados/eliminados.
– Comunicar aos empregados quais os riscos do ambiente de trabalho e quais devem ser as medidas preventivas a serem adotadas.
– Realizar programas/ações de divulgação de prevenção de acidentes/doenças ocupacionais e acompanhar os resultados das campanhas.
– Observar e cumprir as normas de SST, dentre outras atividades.
Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho
Mas e o Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho, não trata da mesma coisa?
Entendemos a confusão, mas não, não são a mesma coisa e te explicamos agora:
Já falamos aqui sobre o Movimento Abril Verde, que dedica o mês de abril à prevenção dos acidentes do trabalho e adoecimento ocupacional.
Além disso, celebra, no dia 28 do mesmo mês, o dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho, data em que o movimento teve início a nível mundial.
Mas devido à gravidade do tema (cerca de dois milhões de pessoas morrem anualmente por acidentes e doenças de trabalho no mundo), foi importante designar uma data para celebrar, especialmente, a profissão do Técnico em Segurança do Trabalho.
Temos também outra data importante para o assunto, que é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, celebrado todo dia 27 de julho.
Este dia foi criado na década de 1970, após organismos internacionais financiadores do Brasil pressionar o país sobre seu alto número de acidentes e mortes no trabalho.
*Feito por Ingrid Stockler – Colaboradora da Ius Natura